
A história das religiões destaca o papel de Martinho Lutero no século XVI, ao fixar suas 95 teses na porta da Capela de Wittenberg, na Alemanha. Esse ato simbólico, repleto de críticas à religião predominante da época, deu início a um movimento que se espalhou por diversos países europeus, entre eles o Calvinismo, desenvolvido por João Calvino e Ulrico Zwinglio, e que fundamentou as bases das igrejas reformadas. Assim nasceu a Igreja Presbiteriana.
Em 1859, o primeiro missionário presbiteriano vindo dos Estados Unidos chegou ao Brasil, desembarcando no porto do Rio de Janeiro. O Reverendo Ashbel Green Simonton, então com apenas 26 anos, trazia consigo o desejo ardente de propagar a mensagem da salvação por meio de Jesus Cristo em nosso país. Anos depois, com o presbiterianismo já estabelecido no Rio de Janeiro, coube ao Reverendo João Fernandes Dagama, pastor calvinista português da Ilha da Madeira, assumir o grande desafio de desbravar o interior paulista. Sua missão era proclamar a verdade bíblica e organizar igrejas fiéis à Palavra de Deus, por meio de uma pregação centrada em Cristo. Chegando ao Brasil em 1870, após sua ordenação nos Estados Unidos, Dagama percorreu fazendas e sítios montado em animais, enfrentando inúmeras dificuldades em busca de terrenos férteis para a plantação de igrejas. Foi no Sítio Monjolinho que seu trabalho deu os primeiros passos em nossa cidade. Em 1875, a Igreja Presbiteriana de São Carlos foi oficialmente organizada, com seus primeiros sete membros.
Em 2025, a igreja segue ativa em seu templo localizado no centro da cidade, no cruzamento das ruas Dona Alexandrina com São Sebastião. O edifício, inaugurado em 1893, é um dos marcos históricos de São Carlos e o prédio religioso mais antigo da cidade. Sua arquitetura é marcada pelo estilo neogótico, facilmente reconhecido pelas janelas e torre com formas ogivais que se projetam para o alto, conferindo ao edifício uma sensação de verticalidade e imponência. Essas características típicas do neogótico destacam a igreja no cenário urbano, tornando-a um dos principais exemplares desse estilo arquitetônico na região.
A programação de encerramento do ano do ano do Sesquicentenário acontece neste final de semana e toda a comunidade Sancarlense está convidada.



