(16) 99963-6036
sábado, 13 de dezembro de 2025
Reconhecimento

Vereadores aprovam projeto de lei que nomeia de “Elder Pepino Fragalle” a corrida meia maratona de Água Vermelha-Santa Eudóxia

10 Nov 2022 - 08h11Por Redação
Vereadores aprovam projeto de lei que nomeia de “Elder Pepino Fragalle” a corrida meia maratona de Água Vermelha-Santa Eudóxia - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Na sessão da última terça-feira, 8 de novembro, foi aprovado na Câmara Municipal de São Carlos, por unanimidade, o Projeto de Lei de autoria dos vereadores Rodson Magno e Roselei Françoso, que nomeia de “Elder Pepino Fragalle” a corrida meia maratona de Água Vermelha-Santa Eudóxia.

A presente propositura tem como objetivo maior reconhecer, honrar e homenagear a memória do são-carlense tão distinto, e de tamanho envolvimento com a comunidade a que pertencia.

Elder nasceu em São Carlos, em 7 de julho de 1967, segundo filho do casal Paschoalino Fragalle e de Maria Beneta Pepino Fragalle. Casado com Claudia Cury e pai de Paola e Giovanni.

Iniciou seus estudos na Escola Coronel Paulino Carlos, cursou 1º grau  na Escola Professor Arlindo Bittencourt e 2º grau na Escola Dr. Álvaro Guião. Depois de ser aprovado em duas Universidades para cursar Engenharia Agronômica - Unesp, no campus de Jaboticabal e Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ-USP), em Piracicaba, Elder realizou seu sonho e escolheu estudar na tradicional ESALQ-USP, onde cursou Agronomia entre 1985 e 1989. A carreira profissional começou na empresa Adubos Trevo, por isso, chegou a residir em Araçatuba, além de ter atuado em diversas cidades do interior paulista e mineiro. Posteriormente, foi contratado pela Pioneer Sementes, onde trabalhou durante 21 anos com sementes de milho. O milho continuou a marcar sua carreira profissional ao ser contratado pela empresa LG Sementes, do Grupo francês, Limagrain, onde atuou como gerente da região centro-leste, com atividades em São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso do Sul, Sergipe e Bahia.

A iniciativa em homenageá-lo com esse projeto de lei se justifica uma vez que a vida de Elder sempre foi ligada ao esporte. Durante a juventude, jogou futsal e basquete nos Jogos da Primavera pelas escolas estaduais nas quais estudou, além de integrar a equipe infanto-juvenil de basquete do São Carlos Clube na disputa do Campeonato Paulista. Disputou provas de arremesso de peso, disco, dardo e também se matriculou numa escola de natação.

Praticou ciclismo, mas o esporte no qual se encontrou na vida adulta foi o atletismo.

Disputou as maratonas de Porto Alegre (Rio Grande do Sul), Santiago (Chile), Serra do Rio do Rastro (Santa Catarina), sendo cada prova com diferentes níveis de dificuldade, por exemplo, com duração superior a 5 horas, em função da declividade, com largada a 200 metros acima do nível do mar e chegada a mais de 1500 metros de altitude, como ocorreu no interior catarinense.

Ao completar 50 anos, resolveu que transformaria outro sonho em seu presente, ao disputar o Desafio do Dunga, nos parques da Disney, em Orlando, durante 4 dias consecutivos, em provas 5, 10, 21 e 42 quilômetros, com temperatura de 2 graus centígrados às 5 horas da madrugada, na concentração dos corredores.

E foi justamente numa de suas paixões, a corrida, que no dia 24 de maio de 2022 (quando é comemorado o Dia Nacional do Milho), Elder faleceu aos 54 anos de idade, enquanto se preparava para treinar com sua equipe, a fim de participar da Maratona de Chicago (Estados Unidos) com sua filha Paola.

Os vereadores Rodson e Roselei agradecem a querida Claudia Cury e a família Fragalle por permitir que a Câmara Municipal realizasse essa singela homenagem através desse Projeto de Lei ao atleta “Elder Pepino Fragalle”.

Leia Também

Últimas Notícias