(16) 99963-6036
sexta, 05 de dezembro de 2025
Política

Audiência pública debate possível adesão de São Carlos ao programa Universaliza SP

Audiência pública na Câmara discutiu adesão do município ao Universaliza SP

13 Nov 2025 - 18h11Por Da redação
Audiência pública foi realizada nesta quinta-feira na Câmara Municipal  - Crédito: Divulgação Audiência pública foi realizada nesta quinta-feira na Câmara Municipal - Crédito: Divulgação

A Câmara Municipal de São Carlos realizou, na tarde desta quinta-feira (13), uma audiência pública para discutir a adesão do município ao programa Universaliza SP, do Governo do Estado de São Paulo. O encontro foi presidido pelo vereador Lineu Navarro (PT) e reuniu autoridades, servidores e representantes de entidades sindicais.

O debate tratou da possível terceirização ou privatização do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), autarquia responsável pelo sistema de abastecimento e tratamento de esgoto da cidade.

O Universaliza SP foi criado pelo governo estadual com o objetivo de realizar um diagnóstico sobre a situação dos serviços de saneamento básico nos municípios do interior que não são atendidos pela Sabesp – estatal que foi privatizada em 2024 – e propor a formação de consórcios regionais para que esses serviços possam ser entregues à iniciativa privada.

Participaram da audiência os vereadores Paulo Vieira, Djalma Nery, Edson Ferraz, Dé Alvim, Júlio César, Raquel Auxiliadora, Larissa Camargo, Bruno Zancheta e Thiago Jesus.
Entre os convidados estavam o presidente do SAAE, Derike Contri, o secretário municipal de Clima e Meio Ambiente, Júnior Zanquim, o secretário municipal de Relações Legislativas, Waldomiro Bueno, o vice-presidente do Sindispam, Lucinei Custódio, além do assessor do prefeito, João Muller.

Durante a audiência, o presidente da sessão, vereador Lineu Navarro, afirmou que solicitou ao prefeito Netto Donato a retirada de São Carlos do programa estadual.

“Não faz sentido São Carlos estar dentro desse programa”, declarou o parlamentar.

O presidente do SAAE, Derike Contri, explicou que técnicos do projeto Universaliza SP estiveram recentemente em São Carlos para coletar dados e avaliar a estrutura do sistema municipal.

“Eles olharam reservatórios, casas de máquinas, bombas, encanamentos e outros pontos da nossa operação”, detalhou.

Segundo Derike, o município vive atualmente uma fase de estudo, e os resultados ainda não foram repassados à autarquia.

“Neste momento, eles estão levantando dados para, talvez, apresentar uma proposta futura ao município”, afirmou.

 

Leia Também

Últimas Notícias