Menu
sexta, 15 de janeiro de 2021
Fauna diversa

Volks do Brasil renova parceria com o Parque Ecológico de São Carlos

24 Set 2018 - 10h00Por Redação
Volks do Brasil renova parceria com o Parque Ecológico de São Carlos - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Iniciada na década de 1990, parceria permitiu construção e reformas de áreas que simulam o habitat de animais da fauna sulamericana

Reforçando seu compromisso com a preservação da natureza e educação ambiental, a Volkswagen do Brasil renova por mais um ano sua parceria com o Parque Ecológico de São Carlos Dr. Antônio Teixeira Vianna, que irá permitir ao parque investir na manutenção dos recintos que já contam com o apoio da empresa, como o do Condor Andino, Lobo Guará, Urso de Óculos e o Aviário para Aves Regionais, assim como o início da ampliação do bioma do Cerrado.

A parceria teve início em meados dos anos 1990 e permitiu a construção e reforma das áreas que simulam o habitat natural de diversas espécies, além da criação do abrigo para animais vítimas de maus tratos ou de acidentes, que não conseguem mais ser inseridos em seus habitat natural. Também foram desenvolvidos projetos de educação ambiental voltados à comunidade.

“Com estas parcerias, a Volkswagen do Brasil mostra o compromisso junto à comunidade. Contribuímos há anos com os trabalhos de preservação e educação ambiental do Parque Ecológico, que é um dos principais atrativos turísticos de São Carlos e região”, comentou Marcus Gorisch, gerente executivo da fábrica de São Carlos.

Uma das principais atrações do parque, o recinto da família de Urso de Óculos, é um dos espaços que conta com recursos da Volkswagen do Brasil. Em 2016, também com parceria de demais empresas locais e do poder público, o novo espaço foi inaugurado em uma área de mil m² que tem o dobro de tamanho do antigo, com espaços internos mais amplos com direito a piscina, duas cachoeiras e um pequeno curso d’água com um sistema de filtragem para o reaproveitamento da água, construído com rochas artificiais. Um dos mais modernos dentre os parques do Brasil, o espaço também é cercado por vidros e cerca elétrica, seguindo os mais avançados padrões de visitação e segurança para os animais e visitantes.

O Parque Ecológico de São Carlos está localizado em uma área de 72 hectares, sobre uma vasta vegetação de cerrado, e conta com 496 animais, de 98 espécies, o que o coloca entre um dos parques com o maior conjunto de recintos de cerrado para animais silvestres do Brasil. É possível encontrar ainda exemplares de outros animais sul-americanos (Urso de Óculos, Camelídeos, Condor Andino e Pinguim-de-Magalhães).  Aberto à comunidade, o parque recebe uma média de 250 mil visitantes por ano.

SERVIÇO

Parque Ecológico de São Carlos “Dr. Antônio Teixeira Vianna”

Local: Estrada Municipal Guilherme Scatena, Km 2 (ao lado da UFSCar), São Carlos (SP)

Funcionamento: De terça-feira a domingo (aberto em feriados), das 8h às 16h30

Entrada: gratuita

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias