Foto: Divulgação - Nesta quinta-feira, 19, seria aniversário de 95 anos de Tinoco, o irmão mais novo da dupla Tonico e Tinoco, a dupla coração do Brasil (vídeo está disponível no youtube)
A TV Educativa de São Carlos (canal 12 da Net ou 48 em UHF), através de um especial do programa Moda de Viola (toda quinta-feira, das 19h20 às 19h50), prestou uma homenagem à dupla Tonico e Tinoco; disponível no youtube (pesquisar: TVE São Carlos Tonico e Tinoco - é o primeiro resultado que aparece).
Além de dados biográficos e musicais de Tonico e Tinoco, o programa exibe vídeos das músicas Meu Sertão, Tristeza do Jeca, Chico Mineiro, Dois Morenos, Cana Verde, Canoeiro, Moreninha Linda, Rei do Gado, Pé de Ipê, Fandango Mineiro, e Curitibana, mais a declamação de letra da música O Menino da Porteira, por José Angelo, o apresentador do programa.
João Salvador Perez, o Tonico, o mais velho, nasceu em 2/03/1917, em São Manuel, e José Perez, o Tinoco, nasceu em 19/11/1920, em Pratânia, à época município de Botucatu. Os irmãos Perez trabalhavam na roça, como lavradores, e cantavam em festas, bailes e serenatas, a pedido de amigos.
Tonico e Tinoco se mudaram para São Paulo, em 1941. No ano seguinte, ganharam um disputado concurso de rádio. Depois, tiveram os seus próprios programas de rádio, por mais de 30 anos.
Em 1944, veio o convite para a gravação do primeiro disco. Tonico e Tinoco gravaram mais de 1.200 músicas, em mais de 50 anos de carreira.
Tonico e Tinoco participaram de sete filmes, entre 1963 e 1985. O primeiro, Lá no Meu Sertão, foi biográfico.
Na década de 60, Tonico foi operado da tuberculose, incurável à época. Mas ele se safou dessa doença. Veio a faleceu em 1994, com 77 anos de idade. E Tinoco, em 2012, com 91 anos.




