Foto: Divulgação - Neste mês de março, está fazendo o primeiro aniversário do falecimento de José Rico, da dupla Milionário e José Rico, a garganta de ouro da música sertaneja
A TV Educativa de São Carlos, através de um tributo do programa Moda de Viola, prestou uma homenagem ao cantor e compositor José Rico - vídeo disponível no youtube (pesquisar: TVE São Carlos José Rico - é o primeiro resultado que aparece).
Além de dados biográficos e musicais de Milionário e José Rico, tem vídeos das seguintes músicas interpretadas pela dupla: Do Mundo Nada Se Leva, De Longe Também Se Ama, Velho Candieiro, Estrada da Vida, O Tropeiro, Sonho de Um Caminhoneiro, e Memória Esquecida. Tem ainda a declamação por José Angelo, o apresentador do programa, da letra da música Saudade de Minha Terra.
Romeu Januário de Matos, o Milionário, nasceu em 9/01/1940, em Monte Santo - MG, e José Alves dos Santos, o José Rico, nasceu em 20/06/1946, em São José do Belmonte - PE.
O nome artístico José Rico, foi dado por um padre, ao ouvi-lo cantar, ainda garoto, em eventos da paróquia de Terra Rica - PR, onde José Rico foi criado. No final da década de 60, na cidade de São Paulo, José Rico conheceu o seu parceiro e formaram a dupla Tubarão e José Rico. Mas logo que ouviram falar do carnê milionário do Baú da Felicidade, do Sílvio Santos, mudaram pra Milionário e José Rico. E assim gravaram o primeiro disco, em 1970.
José Rico logo ficou conhecido pela maneira inconfundível de se vestir, os anéis, os crucifixos, os óculos escuros, esmalte vermelho no dedo mindinho e, claro, a mão direita ao ouvido, para cantar. Mas o que vale mesmo é a sua voz, uma das mais belas da música sertaneja.
Milionário e José Rico gravaram 30 discos, em 45 anos de carreira. O maior sucesso da dupla foi Estrada da Vida, gravada em 1977, de autoria de José Rico.
A dupla atuou no cinema, em dois filmes, com destaque para o primeiro, Na Estrada da Vida, de 1980, dirigido por Nelson Pereira dos Santos, e premiado no Festival Internacional de Filmes de Brasília. Filme que conta a trajetória de Milionário e José Rico, desde as dificuldades do início da carreira até o auge do sucesso.
Esse filme foi levado para diversos países e fez enorme sucesso na China. Por causa disso, Milionário e José Rico fizeram uma turnê de nove shows na China, em 1986, convidados pelo governo chinês, num intercâmbio cultural Brasil-China.
Milionário e José Rico se separaram por três anos, de 1991 a 1994. Enquanto José Rico fez carreira solo, Milionário formou dupla com Mathias, da dupla Matogrosso e Mathias, e também com Robertinho, da dupla Léo Canhoto e Robertinho.
José Rico faleceu em 3/03/2015, com 68 anos de idade.





