(16) 99963-6036
domingo, 14 de dezembro de 2025
Entretenimento

TVE São Carlos entrevista a dupla Paranaense e Ruan Viola

20 Set 2016 - 09h22
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

A nova formação da dupla Goiano e Paranaense fez show recentemente em São Carlos, no Cantinho da Viola do Sesc. A TV Educativa de São Carlos esteve presente e gravou uma entrevista que pode ser vista no youtube - pesquisar: Paranaense e Ruan Viola Entrevista de José Angelo (é o primeiro resultado que aparece). José Angelo é o apresentador do Programa Moda de Viola (às quintas-feiras, das 19h20 às 19h50, canal 12 da Net ou 48 em UHF).

Ao final da entrevista, a dupla canta a belíssima música Sou Caboclo e Sou Feliz, de autoria de Paulo Cruz.

Valdomiro Neres Ferreira, o Goiano, nasceu em 11/05/1960, na área rural de Abadia de Goiás, a 20 km de Goiânia. João Roberto Alonso, o Paranaense, nasceu em 25/09/1960 em Bálsamo, mas foi criado em Cosmorama, duas pequenas cidades da região de São José do Rio Preto; recebeu o apelido de Paranaense porque, antes do seu nascimento, sua família morava em Londrina.

No início da década de 80, Goiano foi pra São Paulo, com um parceiro, mas a dupla não chegou a gravar disco. Paranaense já morava em São Paulo, onde teve seu primeiro parceiro e com ele gravou um disco.

Em 1986, surgiu a dupla Goiano e Paranaense e o primeiro disco foi gravado em 1988. Logo depois, a dupla sofreu um acidente de automóvel. O Paranaense teve ferimentos leves, mas o Goiano se feriu gravemente: ficou dois meses em hospital, vários dias em coma, e com dificuldades para falar por quase dois anos. Recuperou a fala e depois o canto, graças a duas cirurgias.

Aí veio do segundo disco, em 1994, no qual Goiano homenageou Tião Carreiro na música A Viola e a Saudade. Como violeiro, Goiano foi discípulo de Tião Carreiro, mas fez seguidores com o seu jeito de tocar viola, conhecido como o jeito do Goiano.

Após duas separações, Goiano e Paranaense gravaram o sexto e último disco em 2009. Depois, houve a separação definitiva, em 2010, aos 24 anos de parceria.

Numa das separações, Goiano formou dupla com Gustavo, que veio a ser o seu último parceiro. Essa nova formação de Goiano e Paranaense chegou a gravar discos, inclusive um de natureza religiosa, em 2013. Goiano faleceu em 2014, aos 54 anos de idade.

Nas separações, o primeiro e principal Paranaense formou dupla com Divino e com Alexandre.

Atualmente, a dupla é Paranaense Ruan Viola, cujo primeiro CD ainda está para ser lançado. Dupla que, após a entrevista, passou a utilizar o nome artístico de Goiano e Paranaense.

Leia Também

Últimas Notícias