(16) 99963-6036
sábado, 13 de dezembro de 2025
Entretenimento

TVE apresenta programa especial sobre o cantor e compositor sertanejo José Fortuna

13 Jan 2016 - 06h30
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

O programa Moda de Viola, da TVE São Carlos, apresenta nesta quinta-feira, 14, um especial sobre José Fortuna, da dupla Zé Fortuna e Pitangueira, um dos grandes poetas da música caipira.  

O programa Moda de Viola, da TV Educativa de São Carlos (canal 12 da Net ou 48 em UHF), vai ao ar toda quinta-feira, das 19h20 às 19h50. A edição desta semana, terá dados biográficos de José Fortuna e vídeos das seguintes músicas com a dupla Zé Fortuna e Pitangueira: Retalhos de Amor, Paineira Velha, e A Porteira, além de vídeos com outros duplas cantando composições de José Fortuna: O Ipê e o Prisioneiro (Mococa e Paraíso), Cheiro de Relva (As Galvão), Lembrança (Juliana Andrade e Jucimara), e Avenida Boiadeira (Joaquim e Manuel). Terá também a declamação da letra de Índia, por José Angelo, o apresentador do programa.

Nascido em Itápolis, na região de Araraquara, em 2/10/23, José Fortuna mudou-se para São Paulo, em 1947. Com seu irmão Euclides, cinco anos mais novo, foi tentar a carreira artística. Estava formada a dupla Zé Fortuna e Pitangueira, depois transformada em trio, com o sanfoneiro Zé do Fole.

Zé Fortuna e Pitangueira tiveram programa de rádio nas principais emissoras de São Paulo. Em 1949, gravaram os dois primeiros discos, já fazendo sucesso com Paineira Velha.

José Fortuna escrevia letras de música desde criança. Ainda morava em Itápolis quando teve duas músicas de sua autoria gravadas por Raul Torres e Florêncio. José Fortuna teve cerca de 50 letras musicadas por Carlos Cezar, da dupla Carlos Cezar e Cristiano. Dessa parceria, resultaram obras primas como: A Colheita, Berrante de Outro, Riozinho, Terra Tombada, e O Vai e Vem do Carreiro.

José Fortuna introduziu a guarânia no Brasil, com a versão da letra de Índia, que teve a primeira gravação por Cascatinha e Inhana, em 1952.

Em 1980, Zé Fortuna e Pitangueira gravaram o último dos seus 40 LPs. Nesse mesmo ano, a letra de O Ipê e o Prisioneiro, de José Fortuna, recebeu a melodia de seu genro Paraíso, dando início a outra parceria de muitos sucessos.

José Fortuna teve outros parceiros em notáveis composições, como a belíssima Cheiro de Relva, com Dino Franco. Também é autor sozinho de vários sucessos; um dos maiores é a guarânia Lembrança.

Em 1983, a cidade de Itápolis decidiu homenagear José Fortuna, dando o seu nome a uma avenida. Hospitalizado em São Paulo, ele escreveu a letra de Avenida Boiadeira, que se tornou sucesso com Nalva Aguiar. Em avião fretado, José Fortuna foi a Itápolis receber a homenagem. Faleceu 20 dias depois, aos 60 anos de idade, vítima do mal de Chagas.

Deixou mais de 2.000 músicas gravadas e cerca de 900 letras inéditas, muitas já musicadas por Paraíso. É autor de 42 peças teatrais, apresentadas nos circos, como parte dos shows da dupla. José Fortuna foi um artista completo: compositor, cantor, ator, poeta, dramaturgo, humorista e declamador.

Em 2010, foi publicado o livro A Vida e a Arte de Zé Fortuna e Pitangueira, escrito por Euclides Fortuna, o Pitangueira, que faleceu em 2013, com 84 anos. 

Leia Também

Últimas Notícias