(16) 99963-6036
domingo, 14 de dezembro de 2025
Entretenimento

TVE apresenta especial sobre a dupla Cascatinha e Inhana

A edição desta semana terá dados biográficos e vídeos de várias músicas que marcaram época no mundo sertanejo

09 Dez 2015 - 06h52
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

O programa Moda de Viola, da TVE São Carlos, apresenta nesta quinta-feira, 10, um especial sobre uma dupla que marcou época na música sertaneja, Cascatinha e Inhana, os sabiás do sertão. 

O programa da TV Educativa de São Carlos (canal 12 da Net ou 48 em UHF), vai ao ar toda quinta-feira, das 19h20 às 19h50. A edição desta semana terá dados biográficos de Cascatinha e Inhana e vídeos das seguintes músicas com a dupla: Anahy, Minha Terra Distante, Despertar do Sertão, Índia, Meu Primeiro Amor, e Flor do Cafezal, além de vídeos com outros grupos no repertório de Cascatinha e Inhana: Noites do Paraguai (Moacyr e Sandra), Pombinha Branca (Michelle e Karoline), Casinha Pequenina (José Mauro e Polyana), e La Paloma (Pedro Vitor e Mariana). Terá também a declamação da letra de Colcha de Retalhos, por José Angelo, o apresentador do programa.

O maior sucesso de Cascatinha e Inhana foi a guarânia Índia, gravada em 1951, no segundo disco da dupla, um 78 rotações com duas músicas. No lado B desse disco, outro grande sucesso, Meu Primeiro Amor. Em apenas dois anos, esse disco vendeu dois e meio milhões de discos, um recorde estrondoso para a época.

Francisco dos Santos, o Cascatinha, nasceu em 20/04/1919, em Araraquara, mas foi criado em Garça. Ganhou esse apelido na escola porque às vezes fugia da aula para ir a uma cachoeira chamada Cascatinha.

Ana da Silva Santos, a Inhana, nasceu em Araras, em 28/03/1923. O apelido veio da contração de Inhá, que significa menina ou moça, com seu nome Ana.

Cascatinha era baterista de um circo e cantava em dupla com o equilibrista, que tinha o nome artístico de Chopp.

Inhana cantava desde os 14 anos, com os irmãos, numa orquestra de baile. Quando ela tinha 18 anos, em 1941, aquele circo chegou a Araras. Do namoro ao casamento foi muito rápido, apenas cinco meses.

Formou-se então o Trio Esmeralda, com Chopp, Cascatinha e Inhana, que cantava o repertório do Trio de Ouro, de Herivelto Martins e Dalva de Oliveira.

A partir de 1942, o trio ficou só na dupla Cascatinha e Inhana, que viria a ser a primeira dupla sertaneja formada por marido e mulher. Depois de se apresentar em circos, Cascatinha e Inhana cantaram num parque de diversões, em Araraquara, de 1943 a 1947. Em seguida, permaneceram um ano na Rádio Clube de Bauru. Finalmente, chegaram a São Paulo, em 1948, onde primeiro atuaram na Rádio América e, depois, na Rádio Record.

Em 1951, graças à influência de Raul Torres, veio o primeiro disco de 78 rotações. E em 1955, o primeiro LP. Gravaram 34 discos de 78 rotações e 30 LPs, sem contar as regravações em vinil e em CD. Inhana faleceu em 1981, com 58 anos de idade. Cascatinha em 1996, com 76 anos. 

Leia Também

Últimas Notícias