(16) 99963-6036
sábado, 13 de dezembro de 2025
Evento gratuito

Paula Valente e Gê Côrtes apresentam-se com a Big Band do Projeto Guri em São Carlos

A apresentação integra a série ‘Mulheres na Música’, temporada de concertos dos Grupos de Referência do Projeto Guri

14 Nov 2022 - 07h33Por Redação
Paula Valente e Gê Côrtes apresentam-se com a Big Band do Projeto Guri em São Carlos -

O Projeto Guri no Interior e Litoral – programa de educação musical e inclusão sociocultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura – promove temporada de concertos gratuitos dos Grupos de Referência com ênfase na participação de artistas convidadas. O GR de São Carlos toca com duas convidadas: a regente Paula Valente e a contrabaixista Gê Côrtes, no dia 18 de novembro, às 19h30, no Sesc São Carlos (avenida Comendador Alfredo Maffei, 700), em evento com transmissão ao vivo pelo YouTube.

O concerto celebra o trabalho realizado pelos educadores e alunos durante os dois semestres de 2022. Uma maneira de comemorar o desenvolvimento musical dos alunos participantes da Big Band na imersão do repertório e da linguagem musical na diversidade rítmica brasileira. O grupo destaca o choro, relevante gênero musical brasileiro que apresenta um amplo repertório melódico, harmônico e rítmico e referencial sobre a cultura brasileira e suas influências originárias.

GÊ CORTÊS

Conhecida por integrar a primeira versão da banda Altas Horas por 15 anos, Gê Côrtes tocou na Orquestra Jazz Sinfônica e no grupo Kali, banda instrumental feminina da década de 1980. Em 2022 apresentou-se no Sesc Instrumental acompanhada por um sexteto só com composições de sua autoria. Atua como baixista, compositora e arranjadora na Jazzmin’s Big Band e leciona contrabaixo na FAMOSP (Faculdade Mozarteum de São

Paulo). Com mais de 40 anos de carreira, acompanhou artistas como Milton Nascimento na turnê ‘Amigo’ (1995), Adriana Mezzadri, Eliete Negreiro, Ritchie, Hector Costita, Nelson Ayres e Vera Figueiredo.

PAULA VALENTE

Saxofonista e flautista, formada em Composição e Regência pela Unesp, com mestrado e doutorado pela USP. Integrante da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo desde sua fundação. É professora de saxofone da Emesp - Tom Jobim desde 1990. Desenvolve intensa atividade didática através de cursos de sax, flauta, linguagem da improvisação e música Brasileira. Idealizadora da Jazzmin´s Big band, primeira big band feminina brasileira, em 2017. Desde 2020 é regente da big band do Projeto Guri Santa Marcelina.

MULHERES NA MÚSICA

A programação de concertos com o protagonismo feminino ocorre de setembro a dezembro, em diversas cidades do Estado. As artistas também farão masterclasses exclusivas para alunos e professores, no próprio espaço do Projeto Guri; e lives, aberta para o público em geral no YouTube.

“As mulheres são o grande destaque da programação anual de concertos dos grupos artísticos do Projeto Guri do Interior e Litoral. Um panorama de solistas e regentes, da música de concerto e popular, com destaque nacional e internacional, realizam residências artísticas quem têm como resultado 26 concertos.

O objetivo é aumentar as referências femininas na música profissional, contexto que ainda é majoritariamente masculino”, explica Ari Colares, gerente artístico da Santa Marcelina Cultura, organização gestora do Guri.

As convidadas Adriana Holtz, Alda Bomfim, Eliana Sulpicio, Élodie Bouny, Fabricia Medeiros, Gê Côrtes, Jane do Bandolim, Juliana Ripke, Maíra Ferreira, Paula Castiglioni, Paola

Picherzky, Paula Valente, Rosângela Rhafaella e Sarah Higino compartilham o palco com os Grupos de Referências de Araçatuba (Camerata de Violões), Bauru (Banda Sinfônica), Franca (Camerata de Cordas Dedilhadas), Itaberá (Banda Sinfônica), Jundiaí (Orquestra Sinfônica), Lorena (Coro), Marília (Percussão), Piracicaba (Coro), Presidente Prudente (Orquestra Sinfônica), Santos (Camerata de Violões), São Carlos (Big Band), São José do Rio Preto (Camerata de Cordas Friccionadas), Sorocaba (Coro e Percussão).

GRUPOS DE REFERÊNCIA

Formados por alunos e alunas de diferentes polos do Projeto GURI, os grupos têm papel de referência e motivação para os demais integrantes do projeto. Os Grupos de Referência oferecem a experiência de compromisso, responsabilidade e execução de repertório qualificado, com desafios técnicos e artísticos compatíveis com o estágio de desenvolvimento musical. Implantados em 2010, os Grupos integram 381 Guris e Gurias.

Cada grupo ensaia duas vezes por semana, com uma carga horária de quatro horas semanais. Os ensaios acontecem nos polos sede distribuídos por 13 cidades: Araçatuba, Bauru, Franca, Itaberá, Jundiaí, Lorena, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto e Sorocaba.

Leia Também

Últimas Notícias