Foto: Divulgação - Nesta quinta-feira, 12, o programa Moda de Viola, da TVE São Carlos, apresenta um especial sobre um dos patriarcas da música caipira, o compositor, violeiro e cantor Carreirinho.
O programa Moda de Viola, da TV Educativa de São Carlos (canal 12 da Net ou 48 em UHF), vai ao ar toda quinta-feira, das 19h20 às 19h50. A edição desta semana, dia 12/11, terá dados biográficos de Carreirinho e vídeos das seguintes músicas de sua autoria, com as respectivas duplas: Sabrina (Liu e Léu), As Três Cuiabanas (João Mulato e Pardinho), Ferreirinha (Carreiro e Carreirinho), Palavra Maldita (Zita Carreiro e Carreirinho), Boi Soberano (Zé Matão e Carrerinho), e Cabelos Cor de Prata (Carreiro e Carreirinho). Terá também a declamação da letra da moda de viola O Rei do Café, por José Angelo, o apresentador do programa, e também a uma participação em estúdio do trio sancarlense Pedro Viola, Tanabi e Caçador cantando a música Sertanejo Solitário.
Adauto Ezequiel, o Carreirinho, nasceu em 15/10/1921, na pequena Bofete, a cerca de 30 km de Botucatu. Na sua formatura do primário, cantou uma moda de viola de sua autoria e foi bastante aplaudido. Com 15 anos de idade, mudou-se para a vizinha cidade de Pardinho, onde trabalhou como pedreiro na construção da Igreja Matriz.
Em 1946, com 26 anos de idade, Carreirinho mudou-se para São Paulo, onde conheceu o Zé Carreiro, com que formou, em 1948, uma das melhores duplas caipiras de todos os tempos. Por 10 anos, Zé Carreiro e Carreirinho tiveram um programa de enorme audiência na Rádio Record. O primeiro disco deles, um 78 rpm, foi gravado em 1950, com duas músicas que se tornaram clássicos sertanejos: Canoeiro e Ferreirinha.
De 1958 a 1962, Carreirinho fez dupla com Tião Carreiro, com quem gravou, entre outras, o Rei do Gado.
Durante 15 anos, Carreirinho formou dupla com sua esposa, Zita Carreiro, com quem gravou mais de uma dezena de discos, a partir de 1968. Na segunda metade da década de 80, Carreirinho teve nova dupla, com Zé Matão.
Em 1990, Carreirinho formou a sua dupla mais duradoura, por 19 anos, com Carreiro, com que gravou 1 LP e 18 CDs.
Carreirinho faleceu em 2009, com 87 anos de idade. Deixou mais de 1.800 composições. Foi homenageado em sua cidade natal, com uma estátua de tamanha natural, em praça pública. Cidade que promove todo ano o Festival Carreirinho de Música Raiz de Bofete.
Já na entrada da cidade de Pardinho, foi instalado o monumento Carreirinho, com a estátua do Ferreirinha montado a cavalo, para exaltar esse ótimo violeiro, notável primeira voz, e excepcional compositor, considerado um mestre nas letras de moda de viola.



