Crédito: Divulgação GCM Um homem de 23 anos foi preso em flagrante pela Guarda Municipal na noite da última segunda-feira (21), após agredir e ameaçar sua companheira, de 26 anos, em um imóvel localizado no bairro Cidade Jardim, em São Carlos (SP). A ocorrência foi atendida por equipes da Guarda Municipal, acionadas via Centro de Controle Operacional (CCO), e registrada na delegacia como lesão corporal, ameaça, violência doméstica e resistência à prisão.
Segundo o boletim de ocorrência, a vítima conseguiu escapar das agressões pulando da janela do quarto onde vive com o companheiro, em um conjunto de kitnets sobre um estabelecimento comercial. Ela aguardava na rua, visivelmente abalada e chorando, quando os agentes chegaram. A mulher relatou que era constantemente ameaçada e agredida pelo companheiro, e que temia ser morta por ele. Ainda conforme o depoimento, ela sofreu lesões no pescoço, braços e pernas, algumas delas ao saltar pela janela para escapar da violência.
Ao notar a chegada da viatura, o agressor trancou o portão de acesso às kitnets e depois se trancou dentro do apartamento, de onde passou a gritar e arremessar pratos e objetos contra os guardas. Diante da situação, foi necessário solicitar reforço de outras viaturas. Os agentes conseguiram acesso ao imóvel com a ajuda de outro morador e tentaram diálogo com o homem, que continuava agressivo e ameaçador, afirmando que “reagiria caso invadissem o quarto”.
Momentos depois, os guardas notaram um forte cheiro de fumaça vindo do local e decidiram arrombar a porta. O agressor havia se trancado no banheiro, onde também foi preciso forçar a entrada. Ele foi encontrado portando uma tesoura, uma faca de cozinha e um garfo de inox, sendo rapidamente contido e algemado.
A vítima relatou que o companheiro é usuário de crack e já apresentava comportamento violento em outras ocasiões, mas que nunca havia formalizado denúncias anteriormente. Ainda segundo ela, ele costumava fazer ameaças de morte e dizer que colocaria fogo no imóvel.
Durante a permanência na delegacia, o acusado danificou a estrutura metálica da cela em que estava algemado, exigindo reforço da equipe.
A autoridade policial determinou a prisão em flagrante do acusado e o encaminhamento ao Centro de Triagem de São Carlos, onde permanece à disposição da Justiça. A mulher manifestou desejo de representar criminalmente contra o companheiro e solicitou a concessão de medidas protetivas de urgência para garantir sua integridade.
O caso será investigado pela Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), e a vítima foi orientada a comparecer ao Instituto Médico Legal (IML) para realização de exames periciais.





