sexta, 29 de março de 2024
Colunistas

PRÓXIMA VIAGEM: Capitólio, turismo no Lago de Furnas

24 Fev 2018 - 01h03Por (*) Eduardo Henrique Ferin da Cunha
Foto: Eduardo Henrique Ferin da Cunha - Foto: Eduardo Henrique Ferin da Cunha -

Capitólio é a mais nova sensação do turismo nas Minas Gerais. Localizado entre a Serra da Canastra e o Lago de Furnas, o municipio oferece inúmeras opções de turismo e lazer. E que público mais gosta de Capitólio? Os jovens, que vão em busca de emoção, aventura! A região é muito bonita, e o lago de Furnas é uma atração à parte. Com suas águas calmas e azuis-esverdedas, é possível observar inúmeras cachoeiras ao redor, vários parques ecoturísticos e muita diversão nas suas águas.

O MIRANTE DOS CANYONS

Para começar, vale citar o Mirante do Canyons, um lugar encantador, onde é possível avistar o lago de Furnas. O mirante é ideal para tirar aquelas fotografias diferenciadas, com um belo cenário e, claro, os mais jovens e corajosos, se arriscam a ficar bem perto do precípicio para tirar as fotos!

O mirante dos Canyon fica localizado às margens da Rodovia MG 050 entre os km 312 e 313. Basta estacionar o carro e caminhar 5 minutos. O acesso é gratuito, mas MUITO CUIDADO: o local não tem nenhuma proteção e o risco de cair no precipício é MUITO GRANDE!

PASSEIO DE LANCHA NO LAGO DE FURNAS

Seguindo pela MG 050, andando mais 7km, você chega à ponte do Rio Turvo. É nesse local, que se você pode agendar vários passeios de lancha e chalana pelo Rio Turvo. Agendamos um passeio de lancha que custou R$ 70,00 por pessoa com o Maurinho Passeios Náuticos (https://www.facebook.com/Maurinho-passeios-n%C3%A1utico-1622045368114636/). O passeio seguiu pela cachoeira dos Canyons, o vale dos Tucanos, a Cascatinha e a Cachoeira da Lagoa Azul, em um trajeto de 2 horas com muita emoção e aventura!

CASCATA ECOPARQUE

Outra atração muito interessante é o Cascata Ecoparque. Localizado na Rodovia MG 050 km 315,5, o local oferece área para camping e alimentação, porém tudo na mais simplicidade, sem muitos recursos. Em compensação a beleza do local é indescritível. O local possui uma trilha de média dificuldade (cuidado com as cobras e sapos) que chega até um canyon (também sem proteção). Em seguida você caminha margeando as cascatas e pode se refrescar nas piscinas naturais formadas.

O atrativo é particular e você paga uma taxa de R$ 35,00 e pode passar o dia, mas creio que meio período é o suficiente para visitar a atração. Mais informações acessem: https://www.facebook.com/Cascata-Eco-Parque-174665815940364/

DICAS DE HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO

O município de Capitólio tem várias opções de alimentação, mas a minha dica vai para o Restaurante do Turvo, que fica próximo à ponte do Rio Turvo, de onde saem os passeios pela represa de Furnas. Lá pude experimentar uma Traíra à Pizzada: coberta com mussarela, azeitona, batata palha, cebola, ervilha, milho, orégano, palmito, requeijão e tomate. O prato acompanhava arroz branco e pirão.

Em relação à hospedagem, o município de Capitólio oferece uma gama de serviços: desde simples pousadas, campings, até hotéis luxuosos. Por escolha pessoal, resolvemos ficar em um hotel bem confortável de preço médio, na cidade vizinha de Piumhi (fala-se Piuí) a apenas 20km do centro de Capitólio, o Rib's Hotel (www.ribshotel.com.br). O mais encantador do hotel foi o café da manhã, com variadas receitas típicas mineiras, tais como: pão de queijo, biscoito de queijo, broa de fubá doce, pãozinho recheado com leite ninho, rosquinha de maisena, rosquinha de amendoim com chocolate, broa de fubá com queijo, biscoito papa ovo, entre outras delícias.

Assim é Capitólio: a beleza encantadora da natureza, mas um pouco de atenção à infraestrutura turística: falta segurança; é preciso melhorar muito esse aspecto para que possam vir cada vez mais turistas para essa linda região mineira

Faço um convite para visitar o meu site: www.caminhosdoturismo.com.br ou acompanhar as minhas redes sociais: facebook.com.br/sitecaminhosdoturismo e instagram.com/caminhosdoturismo. Assista também aos vídeos no canal youtube.com/caminhosdoturismo.  Nelas vocês vão encontrar dicas de atrativos turísticos, hospedagem, gastronomia, enologia e eventos.  

Qual é a sua próxima viagem? Programe-se!

O AUTOR

Foto: DivulgaçãoEduardo Henrique Ferin da Cunha, Mtb nº 0081757/SP, 41 anos, casado, pai de uma menina de 18 anos. Apaixonado por viagens, vinhos, gastronomia e fotografia. Graduado em Marketing pela Universidade Paulista, pós-Graduado em Gestão de Marketing pela Unicep São Carlos; em Educação Profissional e em Gerenciamento de Projetos - Práticas do PMI pelo Senac São Paulo. Possui extensão em Gestão do Terceiro Setor, Desenvolvimento Local, Rede Social pelo Senac São Paulo e The Johns Hopkins University. Tem formação em Turismo Sustentável e Desenvolvimento Local e em Áreas Rurais pelo Centro Internacional de Formação da OIT Turim. Atua como mediador de redes sociais e agente de desenvolvimento local e em projeto de Regionalização de Turismo em 25 cidades do Estado de São Paulo. Experiência em Desenvolvimento Turístico, Marketing, Empreendedorismo, Gestão de Projetos Sociais, Rede Social, Desenvolvimento Local e Responsabilidade Social Empresarial.

Leia Também

Últimas Notícias