sábado, 20 de abril de 2024
Saúde Emocional com Tatiana Carlino

Hipnose na terapia, como funciona?

01 Abr 2022 - 14h13Por Tatiana Carlino
Tatiana Carlino - Tatiana Carlino -
A resistência não existe. É apenas o resultado do terapeuta não ser suficientemente flexível¨ -Milton Erickson
 
A hipnose é um estado de consciência muito mais comum do que se imagina.
 
Todas as pessoas se autohipnotizam diversas vezes por dia, quase sempre sem se dar conta disso.
 
O que muitos não sabem é que durante uma consulta de hipnose, pontos são importantes ressaltar entre o hipnólgo e o paciente. Tais como:
 
1) estabelecer confiança;
2) obter a história clínica, deixando o paciente falar;
3) avaliar as expectativas do paciente sobre sua condição e sobre a hipnose;
4) analisar a indicação da hipnose sobre o tratamento; 
5) conhecer algumas experiências de sucesso alcançadas pelo paciente e o que ele valoriza na vida; 
6) esclarecer a hipnose de modo a minimizar as defesas, medos e conceitos errados;
7) dispor das informações obtidas sobre o paciente, suas queixas e o objetivo do tratamento para criar um protocolo específico para tal.
 
Depois de esclarecer algumas dúvidas do paciente, vamos falar mais um pouco sobre a hipnose. 
 
A hipnose opera em dimensões da mente bastante diversa da mente racional, ela atua dentro do domínio dos estados alterados de consciência, da mente inconsciente não linear, simbólica, intuitiva, circular e profunda.
 
Há vários tipos de hipnose, sendo que estas podem diferir bastante em suas técnicas, filosofia, objetivo, perfis de profissionais e até mesmo as frequências cerebrais que cada uma delas atua.  Importante saber que os estados alterados de consciência são muito vastos e diferentes entre si. 
 
Milton Ericsson, médico e hinólogo americano, falecido na década de 80, foi considerado o pai da hipnose moderna e o percursor da hipnose como ferramenta científica amplamente validada nos meios acadêmicos e profissionais. Ele dizia que, a Hipnose é um sistema de profunda interação e respeito entre o hipnólogo e o cliente, pelo qual uma conexão de alma é estabelecida, e ambos se juntam em uma cocriação em direção ao objetivo do cliente. 
 
O inconsciente é um lugar cheio de recursos maravilhosos. Todos nós conhecemos a sensação de relaxar profundamente ou sentir o ¨tempo parar¨, seja olhando para os nossos filhos sou o problema é belíssima paisagem.  A sensação de sonhar acordado, de resolver problemas complexos num ¨passa de mágica¨, tomando banho ou caminhando sem pensar no assunto. Esses momentos são descrições claras de um estado de transe hipnótico.
 
Conseguir dominar os estados de transe hipnótico é uma ferramenta poderosíssima.
 
A hipnose é um trabalho feito com pessoas ou grupos, seja no processo de terapia, autoconhecimento, ou desenvolvimento da consciência. Ela é um procedimento no qual o profissional sugere que a pessoa experimente mudanças em sensações, percepções, pensamentos ou comportamentos. É um contexto geral estabelecido por um processo de indução.  As pessoas respondem à hipnose de maneiras diferentes. Algumas escreve experiência como estado alterado de consciência, já outras como estado normal de atenção focada no qual se sentem muito calmos ou relaxadas. A maioria das pessoas descreve como sendo uma experiência muito agradável.
 
Algumas pessoas respondem facilmente a sugestões hipnóticas e outras menos. Ao contrário de algumas descrições sobre hipnose em livros, filmes ou na televisão, pessoas que são hipnotizadas não perde o controle sobre seu comportamento. Elas tipicamente permanecem consciente sobre quem elas são e onde estão, e normalmente se lembram de tudo que ocorreu durante hipnose. A hipnose torna mais fácil que as pessoas experimentem sugestões, mas não as força a terem essas experiências.
 
A hipnose não é um tipo de terapia, mais um procedimento que pode ser usado para facilitar a terapia. Vem sendo usada no tratamento da dor, depressão, ansiedade, estresse distúrbios de comportamento e muitos outros casos.
 
Os estados hipnóticos também são utilizados atualmente por várias outras finalidades. O estado de transe pode ser utilizado para que a pessoa acesse a recursos internos mais poderosos (autoestima, confiança, segurança, perseverança, coragem, tranquilidade etc.), acesse memórias negativas e as torne positivas, imagine novas possibilidades de futuro e sugestione inconsciente para que caminha na direção desejada.
 
A hipnose pode funcionar como uma enorme ajuda para fomentar a motivação do paciente, para ativar expectativa de alto-eficácia, de resultado e de resposta. É uma técnica sofisticada de comunicar ideias num estado mais receptivo e comumente representa um processo evocativo no qual estimulamos associações internas, memórias e recursos do paciente.
 
A hipnose facilita o tratamento porque nos permite manter e focalizar a atenção do paciente em ideias e motivações. e a hipnose será otimamente efetiva quando o paciente estiver altamente motivado para superar um problema, e o hipnoterapeuta bem treinado na hipnose e nas considerações gerais relacionadas com o tratamento de determinado problema.
 
A hipnose pode ser induzida durante a conversa aparentemente casual e até mesmo quando hipnólogo nada faz, logo, a hipnose irá acontecer de forma consensual, tendo uma conexão e relação de confiança entre paciente e hipnologo, nada é contra a vontade, ao contrário, sempre será um acordo combinado, com o objetivo de ter uma experiência emocional significativa.
 
O hipnólogo experiente percebe as respostas não verbais do paciente, isto é, as modificações do que ele apresentava antes de começar a hipnose, como por exemplo, a modificação do ritmo e intensidade dos movimentos respiratórios, relaxamento de grupos musculares, tremor palpebral, modificações na cor da pele, diminuição motricidade, discreta abertura da boca, modificação da expressão facial, modificação dos batimentos da artéria carótida do pescoço. Então, o especialista vai sintonizando o paciente com objetivo do tratamento que foi estabelecido de comum acordo entre ambos.
tatianacarlino

Leia Também

Últimas Notícias