sexta, 29 de março de 2024
S.Carlos no mundo da ciência e da tecnologia

A importância da Ciência e dos Cientistas: Louis Pasteur

02 Mai 2021 - 07h17Por Kleber Chicrala
Historicamente os laboratórios de pesquisas das Universidadestransformam ciência/pesquisas em tecnologias e soluções para a  Humanidade - Crédito: DivulgaçãoHistoricamente os laboratórios de pesquisas das Universidadestransformam ciência/pesquisas em tecnologias e soluções para a Humanidade - Crédito: Divulgação
O cientista francês Louis Pasteur (1822 - 1895) realizou importantes descobertas nas áreas da medicina, microbiologia e química, com importantes contribuições na área da educação.

Com seus trabalhos, passou a ter interesse pela área da química e da física e em linhas diferentes de pesquisas, destacando que estou na Universidade de Sorbonne( Paris) e graduou-se em 1842, e em 1847 terminou o doutorado em química e física.

Dr. Louis Pasteur
Na França passou a compartilhar seus trabalhos e teorias a diversos públicos, e se dedicou a entender e desenvolver trabalhos para resolver importantes problemas da época, inclusive no tratamento e cura de doenças infecciosas. Devido ao seu trabalho nos laboratórios de pesquisas nas Universidades, fundou o Instituto Pasteur, onde teve grande importância,a exemplo dos laboratórios mantidos no interior das Universidades, como os da Universidade de São Paulo.

Hoje em dia alguns estudantes ao ingressarem nos cursos oferecidos pelas Universidades, acabam por conhecer os trabalhos científicos e os laboratórios, seguindo a carreira científica, a qual trará resultados e soluções para toda a sociedade, a exemplo do que fez Dr. Pasteur. Não importando a amplitude e o impacto dos trabalhos desenvolvidos, mas o seu valor e importância sempre contribuirão para a Humanidade.

O Professor Dr. Louis Pasteur realizou diversos experimentos e pesquisasque o conduziram a importantes descobertas científicas, que podemos destacar resumidamente, sendo : as doenças são causadas por microrganismos;  a pasteurização e sua importância; a vacinação contra a raiva; a teoria da biogênese; Cristalografia e Estereoquímica, dentre outras.

O pesquisador Dr. Pasteur também pesquisou eidentificou que bactérias presentes no ar eram as responsáveis pelo azedamento, e a sua importância para a saúde humana, determinandoque em temperatura de 60ºC as bactérias não resistiam. E assim criou umasolução e um procedimento prático e usual de se conservar os produtos a essa temperatura até serem embalados em recipientes assépticos e hermeticamente fechados, dando segurança a conservação e evitando a contaminação dos alimentos e outros produtos.

Lembremos que o processo de pasteurização é utilizado até hoje, destacando o leite pasteurizado, que muitas vezes tomamos com segurança.
Lembremos nesta época de pandemia causada pela Covid 19, que a vacina é a saída e a solução para evitar a morte. Embora ao Dr. Pasteur devemos os eternos agradecimentos por ter sido odescobridor a vacina contra a raiva, em 1885.

Esta matéria nos leva a um estado de reflexão do quão importante é a ciência e as pessoas que se dedicam a ela.  A história é prova disto. As descobertas científicas trazem soluções para os problemas que historicamente ameaçaram a humanidade. Ciência Sim !Sempre !

Fontes: Jornalismo Científico do CEPOF – INCT – IFSC – USP e internet