quarta, 24 de abril de 2024
Ciência e Engenharia Aeroespacial

USP São Carlos lançará balões com ensaios de jovens estudantes de todo Brasil

24 Jul 2018 - 07h52Por Redação
USP São Carlos lançará balões com ensaios de jovens estudantes de todo Brasil - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

O grupo Zenith Aerospace, da USP-São Carlos, fará no dia 11 de agosto, um sábado, dois lançamentos de balões estratosféricos com 32 experimentos científicos de jovens estudantes de todo Brasil.

A Garatéa E é um projeto sem fins lucrativos que tem o intuito de disseminar o ensino de Ciência e Engenharia Aeroespacial, dando a oportunidade para os alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º do ensino médio desenvolverem seus próprios experimentos. Esses pequenos projetos, chamados de “SATs”, serão mandados para a estratosfera, num ambiente que é próximo à superfície de marte. Os estudantes desenvolveram seus experimentos em grupos de até 15 alunos, durante o período do primeiro semestre de 2018 em suas escolas, onde tiveram a oportunidade de colocar o que foi aprendido em sala de aula na prática.

O projeto conta com estudantes das cinco regiões do país e, até o momento, teve a participação de mais de 1000 alunos. Na atual edição, foram submetidos 65 relatórios, dos quais foram selecionados 32 para voar na sonda.

Dia 11 de agosto será realizado um evento de lançamento dos experimentos e contará com diversas atividades voltadas aos jovens. Haverá palestras de profissionais que trabalham na indústria Aeroespacial, como José Aravéquia, do Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (Inpe), Capitão Aviador Glauber Lage da Esquadrilha da Fumaça, Amanda Gonçalves Bendiacom Astrobióloga e atual pós-doutoranda no Instituto Oceanográfico da USP e Lucas Fonseca, atual coordenador da missão lunar brasileira.

O evento ocorrerá no departamento de Engenharia Aeronáutica da EESC/USP e no Centro de Convenções da USP São Carlos, lugar que conta com aviões e laboratórios de Engenharia Aeronáutica. Além disso, haverá mostra de grupo extracurriculares ligados a Ciência e Engenharia da Universidade de São Paulo, para apresentar aos alunos as atividades acadêmicas desenvolvidas na Universidade. Também haverá workshops ligados às áreas de Robótica, Eletrônica e Biologia, dados pelo site Embarcados, pelo grupo Principia, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação e pelo grupo de Biotecnologia da UFSCar

LOCAL DO EVENTO

Centro de Convenções e Departamento de Engenharia Aeronáutica - Campus 2 USP São Carlos

Horário: 8h às 17h

Horário do lançamento dos balões: por volta das 10h30

O evento será aberto ao público, porém focado nos alunos participantes do projeto.

As inscrições podem ser feitas em:

https://www.sympla.com.br/sabado-aeroespacial-2018__318505

Leia Também

Últimas Notícias