sexta, 29 de março de 2024
Cidade

Prefeitura inaugura nova sede da Farmácia de Alto Custo

31 Jan 2018 - 19h21
0 - 0 -

O prefeito Airton Garcia e o secretário de Saúde, Caco Colenci, inauguraram na tarde desta quarta-feira (31), a nova sede da Farmácia de Alto Custo que funciona na rua Santa Cruz, 198, onde antigamente funcionava a Farmácia Popular.

Na unidade, que anteriormente atendia na Vila Nery, são fornecidos medicamentos previstos no Programa do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, os chamados medicamentos de alto custo.

A Farmácia, agora denominada "Antônio José Rodrigues Asenha", por indicação do vereador Marquinho Amaral, foi instalada neste local no final do ano passado, porém a Secretaria de Saúde promoveu mudanças para acomodar melhor funcionários e usuários.

"Desde o início do governo estamos trabalhando na reestruturação da rede básica de saúde para oferecer melhores serviços à população. Diminuir o tempo de espera no Centro Municipal de Especialidades e na Farmácia de Alto Custo fazia parte dessa reestruturação. No Ceme mudamos os padrões de funcionamento e no caso da Farmácia foi necessária também a mudança de prédio. O nosso objetivo é sempre oferecer ao cidadão atendimento de qualidade", disse o secretário Caco Colenci.

O secretário de Saúde explicou que os medicamentos são repassados pelo Governo do Estado para a Farmácia de Alto Custo. "Os medicamentos são fornecidos pela Diretoria Regional de Saúde de Araraquara (DRS-III) já que o programa é estadual. Nós fornecemos mão de obra e disponibilizamos o local. Mas ressaltamos que para conseguir a medicação o usuário do SUS deve fazer o cadastro. "Fazemos o cadastro e depois abrimos um processo com todos os exames que comprovam a necessidade do uso do medicamento. A avaliação do processo é realizada pelo Governo do Estado no prazo de 30 a 40 dias. Após liberação da autorização o paciente pode adquirir o remédio mensalmente", explicou Caco Colenci.

A Farmácia de Alto Custo de São Carlos possui 11.700 pacientes cadastrados, sendo que 5.000 são ativos, ou seja, retiram medicamentos rotineiramente. Semanalmente também são realizados 50 novos cadastros.

Para o vereador Marquinho Amaral, na ocasião representando a presidência da Câmara Municipal, a mudança era uma reivindicação antiga. "Passei quatro anos da administração anterior pedindo essa mudança. Passava lá na Vila Nery e me angustiava ver as pessoas no sol ou na chuva esperando para pegar o remédio. Aqui as pessoas podem esperar com tranquilidade e conforto. Acredito que nesse novo local todos são atendidos com presteza e dignidade, assim como sempre fez o Asenha".

De acordo com o deputado federal Lobbe Neto, que na ocasião estava acompanhado do chefe de gabinete do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), Roberto Baviera, era necessário um atendimento mais humanizado. "Essa mudança marca a consolidação de importantes conquistas para o atendimento na saúde. Por um lado a Prefeitura oferecendo espaços melhores para o atendimento dos pacientes e por outro lado o Governo do Estado disponibilizando novas ferramentas na área da saúde já que em breve teremos o AME funcionando e oferecendo atendimento gratuito e de boa qualidade à população de São Carlos na área de diagnóstico. Agradeço ao governador Geraldo Alckmin e ao vice-governador, Márcio França, pelo apoio que tem dado a nossa cidade", finalizou o deputado.

"Essa mudança melhorou também as condições de trabalho dos servidores, que agora tem espaços mais amplos para o atendimento dos pacientes e para o estoque de medicamentos", disse o prefeito Airton Garcia agradecendo o empenho de todos da Seção de Apoio à Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde.

Também participaram da inauguração da nova sede da Farmácia de Alto Custo o vice-prefeito, Giuliano Cardinali, os vereadores Moisés Lazarine, Rodson Magno, o presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, vereador Lucão Fernandes, secretários municipais, diretores, servidores da Secretaria de Saúde e a família de Antonio José Rodrigues Asenha que foi homenageada pela Prefeitura de São Carlos com uma placa alusiva.

A Farmácia de Alto Custo funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h.

 

Confira os medicamentos disponibilizados pelo programa Farmácia Alto Custo:

abatacepte

acetazolamida

ácido nicotínico

acitretina

adalimumabe

alfadornase

alfaepoetina

alfainterferona 2b

alfapeginterferona

amantadina

ambrisentana

atorvastatina

azatioprina

betainterferona

bezafibrato

bimatoprosta

bosentana

brimonidina

brinzolamida

bromocriptina

budesonida

cabergolina

calcipotriol

calcitonina

calcitriol

certolizumabe pegol

ciclofosfamida

ciclosporina

cinacalcete

ciprofibrato

ciproterona

clobazam

clobetasol

clopidogrel

cloroquina

clozapina

codeína

complemento alimentar para paciente fenilcetonúrico 

daclatasvir

danazol

deferasirox

deferiprona

desferroxamina

desmopressina

donepezila

dorzolamida

entacapona

entecavir

etanercepte

etossuximida

everolimo

fenofibrato

fenoterol

filgrastim

fingolimode

fludrocortisona

formoterol

formoterol + budesonida

gabapentina

galantamina

genfibrozila

glatiramer

golimumabe

gosserrelina

hidroxicloroquina

hidroxiuréia

imiglucerase

imunoglobulina anti-hepatite b

imunoglobulina humana

infliximabe

isotretinoína

lamivudina

lamotrigina

lanreotida

latanoprosta

leflunomida

leuprorrelina

mesalazina

metadona

metilprednisolona

metotrexato

micofenolato de mofetila

micofenolato de sódio

miglustate

morfina

naproxeno

natalizumabe

octreotida

olanzapina

ombitasvir/veruprevir/ritonavir+dasabuvir

pamidronato

pancreatina

paricalcitol

penicilamina

pilocarpina

piridostigmina

pramipexol

pravastatina

primidona

quetiapina

raloxifeno

ribavirina

riluzol

risedronato

risperidona

rituximabe

rivastigmina

sacarato de hidróxido férrico

salmeterol

selegilina

sevelamer

sildenafila

simeprevir

sirolimo

sofosbuvir

somatropina

sulfassalazina

tacrolimo

taliglucerase alfa

tenofovir

timolol

tocilizumabe

tolcapona

topiramato

toxina botulínica

travoprosta

triexifenidil

vigabatrina

ziprasidona

 

Leia Também

Últimas Notícias