sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

Prefeitura e moradores fazem mutirão em bosque no Jardim Acapulco

12 Ago 2014 - 21h07
0 - 0 -

Com apoio da Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, os moradores da Associação dos Moradores e Proprietários de Imóveis do Jardim Acapulco e Parque Santa Elisa realizaram, no início deste mês de agosto, um mutirão para limpeza do bosque do Cambuí, localizado nesses bairros.  

Coordenado pelo diretor de manutenção de áreas verdes,  Marcos Antonio de Thomaso (Chireia) e pelo administrador regional do Santa Felícia, Sidnei da Silva Alcine, o trabalho contou com cerca de 30 pessoas e retirou do local um caminhão de lixo. 

O Secretário de Serviços Públicos, José Carlos Correa, ressaltou que esse é um dos inúmeros trabalhos realizados pelos Serviços Públicos na gestão do Prefeito Municipal Paulo Altomani e que conta com a colaboração popular. “Agora deveremos fixar lixeiras pelo bosque e vamos contar com a ajuda dos moradores para manutenção do espaço”, comentou o secretário. 

Elizeu Fernando Meneghetti, presidente da Associação, explicou que o bosque do Cambuí é uma área importante, onde existem várias nascentes que abastecem o córrego do Cambuí e do Santa Maria do Leme. “Quase metade do volume de água que chega ao Santa Maria do Leme, próximo ao Kartódromo, vem desse bosque. Agora, com o início das atividades da UPA do Santa Felícia, o bosque receberá um grande fluxo de pessoas e deverá receber os cuidados necessários para sua preservação”. 

A Associação, que existe há 13 anos, envolve cerca de 140 residências e realiza ações para a preservação e recuperação do bosque. Também com a ajuda da Prefeitura, em janeiro de 2014, foi realizado um plantio de 260 mudas. 

O bosque Cambuí é uma extensa área pública municipal dentro do bairro Parque Santa Marta, tendo aproximadamente 40 mil m² e origem na mata ciliar dos mananciais urbanos da microbacia do córrego Santa Maria do Leme e do seu afluente Cambuí. O bosque existe devido à pressão popular e atuação das associações de bairro da região, que em 2007 obtiveram a garantia das áreas de preservação. 

Leia Também

Últimas Notícias