Menu
domingo, 07 de março de 2021
Cidade

No ringue com os robôs: grupo da USP São Carlos está pronto para o combate

10 Jul 2016 - 08h14Por Henrique Fontes
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

O Warthog Robotics, grupo de pesquisa e extensão em robótica da USP, em São Carlos, participará da 12ª edição do Winter Challenge, uma das maiores competições de combate de robôs da América Latina. Promovida pela empresa RoboCore, a iniciativa tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da robótica no país e acontece até este domingo, 10, no Instituto Mauá de Tecnologia, em São Caetano do Sul (SP).

Durante cada combate, a meta é, literalmente, destruir o adversário e a equipe que perder duas lutas é eliminada. O Warthog vai competir em três categorias: na Beetleweight (até 1,36kg); Hobbyweight (até 5,44kg) e na Featherweight (até 13,6kg). Segundo Adam Moreira, doutorando do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) e membro do grupo, a expectativa é conquistar um lugar no pódio pelo menos nas duas últimas categorias.

SOBRE O WARTHOG ROBOTICS

Vinculado ao ICMC e à Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), o Warthog é considerado um dos maiores grupos de competição em robótica no Brasil quando o assunto é futebol e combate de robôs. Criado em 2010, o Warthog é resultado da união de dois grupos de desenvolvimento de futebol de robôs da USP, o USPDroids e o GEAR. No mesmo ano de criação da equipe, o Warthog conquistou o primeiro lugar na categoria 2D e o segundo lugar na categoria Very Small Size na Competição Brasileira de Robótica (CBR). Já em 2011, pela mesma competição, o grupo conquistou o primeiro lugar nas categorias Very Small Size e 3D, também ficando em segundo lugar na categoria 2D. Atualmente, é considerada a maior equipe de extensão do campus da USP em São Carlos.

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias