Menu
quarta, 04 de agosto de 2021
Cidade

Formatura da primeira turma da graduação em Pedagogia da Terra da UFSCar acontece neste sábado

24 Nov 2011 - 16h00

O curso de Graduação em Pedagogia da Terra da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) encerra as atividades de sua primeira turma com colação de grau a ser  realizada no dia 26 de novembro, próximo sábado. O curso é formado por alunos oriundos  de áreas de Reforma Agrária e foi realizado pela UFSCar em convênio com o  Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio do Programa  Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) e atendeu a quatro  movimentos sociais - Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST),  Organização de Mulheres Assentadas e Quilombolas do Estado de São Paulo  (OMAQUESP), Federação da Agricultura Familiar (FAF) e Federação do  Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo (Feraesp).

As  atividades do curso tiveram início em 15 de janeiro de 2008 e seu  principal objetivo foi formar alunos para atuarem com autonomia na  concepção, elaboração e implementação de projetos de  ensino-aprendizagem, tanto no âmbito escolar quanto no âmbito  comunitário mais amplo. O curso foi aprovado com nota 5 pelo INEP, nota  máxima na avaliação de cursos de graduação do Instituto, e conta com o  apoio de alunos de mestrado e de doutorado do Grupo de Estudos e  Pesquisas sobre Educação do Campo (GEPEC) da UFSCar e tem como  responsáveis os professores Luiz Bezerra Neto, do Departamento de  Educação; Douglas Campos, do Departamento de Metodologia de Ensino; e  Rosemeire Scopinho, do Departamento de Psicologia, todos da  Universidade.

Para o professor Douglas Campos, que atua na  coordenação do curso, o  projeto é um exemplo do que pode ser entendido  por Universidade Pública -  res publica (coisa de todos). "Como  professor foi uma  experiência inesquecível, porque conheço as vidas  por trás de cada  aluno, por conta da minha proximidade com o curso. Na  sala de aula tem  desde bebês, os que não conseguem ficar nas cirandas,  até senhores e  senhoras da terceira idade que frequentam as aulas mesmo  estando com  algum tipo de doença, uma gripe forte por exemplo" relata o  docente.

As aulas estruturam-se em períodos de tempo em que os  alunos passam na Universidade, no geral nas férias, alternados com  outros períodos em que eles permanecem na comunidade ou assentamento de  origem. As diferentes atividades foram desenvolvidas com apoio  pedagógico da coordenação do curso, de forma que o aluno pudesse  levantar situações vivenciadas na realidade familiar, buscar novos  conhecimentos para explicar, compreender e atuar, partindo do senso  comum para construir o conhecimento científico.

No total, 41 alunos participarão da Colação de Grau, que acontece a partir das 18 horas, no Anfiteatro Bento Prado Junior, na área Norte do campus São Carlos. A possibilidade  de reoferta do curso para o ano de 2013 está sendo avaliada junto ao  Pronera, que é o órgão financiador do projeto. Mais informações podem  ser obtidas pelo telefone (16) 3351-8416 ou pelo e-mail ccpet@ufscar.br.

Comments system Cackle

Leia Também

Últimas Notícias