Menu
sábado, 24 de julho de 2021
Cidade

Empreendimentos industriais devem gerar mais 3 mil empregos em São Carlos

30 Jan 2012 - 17h15
0 - 0 -

O prefeito Oswaldo Barba anunciou, na manhã desta segunda-feira (30), um balanço dos empreendimentos industriais aprovados desde 2009 pela Prefeitura de São Carlos.  Quatro centros empresariais devem disponibilizar 278 lotes industriais. "Existem 100 empresas interessadas em investir em São Carlos e nós temos de agradecer aos empresários por acreditar que a cidade apresenta excelentes condições para investimentos", afirmou o prefeito Oswaldo Barba, durante coletiva de imprensa, na Sala Antônio Massei, no Paço Municipal.

O prefeito destacou o processo de licitação que oferece sete lotes no CEAT (Centro Empresarial de Alta Tecnologia "Emílio Fehr"). "Trinta e duas empresas mantiveram interesse e vinte e uma foram habilitadas. Em breve vamos promover a abertura dos envelopes com as propostas das interessadas em investir na região, que recebeu mais de R$ 3 milhões em investimentos, na parceria com empresários do Centro".

Barba lembrou que a viabilização de áreas para novos investimentos era uma das metas estabelecidas no Plano de Governo, que previa 500 mil metros quadrados para empreendimentos. "Os quatro centros empresariais ultrapassam os 787 mil metros quadrados", comemorou Barba.

O Parque Novo Mundo e o Eco Tecnológico Damha disponibilizam, respectivamente, 105 e 143 lotes industriais. O primeiro fica próximo ao CEAT (Centro Empresarial de Alta Tecnologia), às margens da estrada vicinal Domingos Inocentini (Broa). O investimento do Damha fica na SP-318 (Thales Lorena Peixoto Júnior).

O TekPark, da Opto, terá 25 lotes na Miguel Petroni, ao lado do Parque Fehr e o Centro Empresarial Pinhal, da Equitron, vai dispor de 5 lotes a novos empreendedores, também na região do Parque Fehr.

Os lotes variam de 900 a 2 mil metros quadrados. De acordo com um levantamento inicial da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, cada lote deve gerar cerca de 10 empregos.

Bombeiros - O empresário José Guilherme Sabe, da Equitron, afirmou que os Distritos Industriais não dispõem de espaços para novos investidores. "Graças à sensibilidade da Prefeitura e da Câmara houve a aprovação de novos empreendimentos na cidade", observou.

Outro ponto destacado pelo empresário foi a medida adotada pela Prefeitura em cobrar o mesmo valor de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de Distritos Industriais em áreas residenciais. "Essa atitude não inibe novos investimentos e torna o ambiente favorável a novas empresas. Com a possibilidade de gerar 3 mil empregos, 12 mil pessoas serão beneficiadas", alertou.

No Centro Empresarial Pinhal, que fica ao lado do Residencial Eldorado, perto da rodovia Washington Luís, haverá a construção da nova sede do Corpo de Bombeiros de São Carlos. A obra física ficará por conta do empresário da Equitron. O comando dos Bombeiros em São Paulo já autorizou a doação da área. "A nova sede do Corpo de Bombeiros vai ampliar a área de abrangência. Hoje, para prestar um socorro na região oeste (Grande Santa Felícia) os bombeiros demoram sete minutos para deslocamento", explicou. A atual sede do Corpo de Bombeiros fica na Vila São José.

Sabe agradeceu o empenho dos secretários Alberto Engelbrecht (Habitação) e Marcos Martinelli, que ocupava a parta de Ciência e Tecnologia, na viabilização dos projetos. Também acompanharam o anúncio do prefeito os vereadores Lineu Navarro e Dé Alvim, o atual secretário de Ciência e Tecnologia, Antônio Carlos Thobias Jr., e o vice-prefeito Emerson Leal.

Comments system Cackle

Leia Também

Últimas Notícias