Menu
segunda, 26 de julho de 2021
Cidade

Curso de Turismo da UFSCar é premiado pelo Guia do Estudante 2011

20 Out 2011 - 17h20

O curso de Turismo do Centro de Ciências e Tecnologias para a Sustentabilidade (CCTS), campus Sorocaba da UFSCar, recebeu o prêmio do Guia do Estudante, da Editora Abril - edição 2011 - na categoria de "Melhores Escolas" - curso quatro estrelas. A premiação foi entregue durante cerimônia realizada no dia 5 de outubro, em São Paulo, com a presença do Secretário da Educação Superior, Luiz Cláudio Costa, representando o Ministro da Educação, Fernando Haddad.

Segundo a vice-coordenadora do curso de Turismo do campus Sorocaba da UFSCar, Rita de Cássia Lana "não há nenhum curso no Brasil que receba a premiação de cinco estrelas na área de Turismo e Hotelaria, sendo esta qualificação (quatro estrelas) um reconhecimento da excelência do trabalho que vem sendo desenvolvido em Sorocaba".

Já na categoria "Universidade do Ano - Escolas Públicas", a UFSCar ficou posicionada em décimo segundo lugar, entre os 25 cursos avaliados (15 são cinco estrelas e 10 são quatro estrelas). Durante a cerimônia de premiação, exibiu-se um vídeo sobre inovação tecnológica, no qual o trabalho da Agência de Inovação da UFSCar foi mostrado como referência de colaboração entre a pesquisa da Universidade e a parceria com empresas para fazer chegar à sociedade estes novos aportes do conhecimento tecnológico, por meio de patentes.

O Turismo é reconhecido, atualmente, como uma das melhores opções, em termos mundiais, para enfrentar os condicionantes da recessão, desemprego e automação. O curso oferecido pela UFSCar visa a formação de profissionais capazes de identificar o potencial turístico de uma região dos pontos de vista ecológico e histórico-cultural.

Além desse reconhecimento, os professores do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades da UFSCar, Thiago Allis e Maria Henriqueta Sperandio Garcia Gimenes participaram do livro "Turismo de Experiência" da editora Senac, que foi organizado por Alexandre Panossp e Cecília Gaeta e ficou em segundo lugar na categoria "Turismo e Hotelaria" do Prêmio Jabuti 2011.

O livro mostra que apesar de o turismo de experiência ganhar cada vez mais espaço no mercado turístico, profissionais da área ainda têm encontrado dificuldades para conseguir materiais que possam ajudá-los a sistematizar esse assunto e a compreender seu funcionamento. Afim de atender a esse público, o livro apresenta estudos sobre o turismo de experiência e a necessidade da formação profissional para realizá-lo. Para ilustrar a discussão, são dados exemplos de como o setor está se organizando e de como pode agradar o turista. O professor Thiago Allis escreveu o capítulo 15, "Experiências de mobilidade turística no espaço público urbano" e a professora Maria Henriqueta Sperandio Garcia Gimenes o capítulo 11, "Sentidos, sabores e cultura: a gastronomia como experiência sensorial e turística".

Comments system Cackle

Leia Também

Últimas Notícias