sábado, 20 de abril de 2024
Cidade

Campanha de vacinação contra a gripe termina nesta semana

16 Jun 2014 - 22h07
0 - 0 -

Termina nesta sexta-feira (20), o novo prazo de vacinação contra a gripe em São Carlos. Por determinação do Governo do Estado de São Paulo, desde a semana passada a campanha foi estendida para policiais civis e militares, professores (rede pública e particular) e carteiros, uma vez que estes profissionais estão sempre expostos à alterações de temperatura, contato direto com a população e locais de risco.

Os idosos com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), crianças entre seis meses e menos de cinco anos de idade, indígenas, pacientes diagnosticados com doenças crônicas e profissionais de saúde que ainda não foram imunizados, também podem receber a vacina contra a gripe.

Em todo estado de São Paulo, mais de 7,3 milhões de vacinas foram aplicadas, uma cobertura de 81,8 do público alvo. Em São Carlos, mais de 31 mil doses foram aplicadas. Para receber a proteção, basta o público alvo comparecer na unidade de saúde mais próxima. Os policiais, professores e carteiros devem apresentar as identificações funcionais no ato da imunização.

A vacina contra o vírus Influenza é gratuita, além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, protege contra outros dois tipos do vírus, a influenza A H3N2 e B. No ano passado, o estado de São Paulo registrou 1.797 mortes por complicações da gripe, destas, 26%, ou seja, 447 pessoas morreram em função do vírus influenza.

Preocupada com a população que ainda não recebeu a vacina, a chefe de divisão da Vigilância Epidemiológica, Márcia Valério Pallone, faz uma alerta. “Estamos convidando o público alvo para comparecer nas unidades de saúde para receber a imunização, pois não sabemos se haverá uma nova prorrogação da campanha”.

Leia Também

Últimas Notícias