Menu
quarta, 22 de setembro de 2021
Cidade

Câmara anuncia resultado e premia vencedores do I Concurso de Redação

06 Dez 2010 - 18h59

O presidente da Câmara Municipal, vereador Lineu Navarro (PT), realizou na tarde desta segunda-feira (6) no Edifício Euclides da Cunha, o anúncio do resultado e a premiação dos vencedores do I Concurso de Redação da Câmara Municipal, destinado a alunos da primeira série do ensino médio do ensino médio. Com o tema: “Juventude e política: a importância da participação do jovem no fortalecimento da Democracia”, o concurso foi realizado de 16 a 30 de novembro e recebeu 184 redações de alunos de escolas públicas e particulares de São Carlos.

A seleção dos vencedores foi feita por uma comissão formada por representantes da Câmara Municipal, Diretoria de Ensino, Secretaria Municipal de Educação e Imprensa. João Victor Gonçalves, aluno do Colégio Diocesano La Salle foi classificado em 1º lugar, com a redação intitulada “Consciência política: atuação no presente, consolidação no futuro”.  O concurso – regulamentado pela Resolução No. 244/09 e instituído pela Portaria No.94/10 do Legislativo, teve o objetivo de estimular a conscientização dos jovens sobre os princípios de democracia e o exercício da cidadania plena.  Para a premiação dos melhores trabalhos, a Câmara contou com patrocínio da empresa C&A Computadores, que ofereceu um Netbook para o primeiro colocado; DVD portátil para o 2º.colocado;câmara fotográfica digital para o 3º.colocado; e MP4 player para os autores de trabalhos classificados de 4º. a 10º.lugares.

Andre Luis Silva Mota, aluno do Colégio Diocesano La Sales obteve o 2º.lugar com a redação intitulada “A importância e o descaso – um preocupante paradoxo”. Gabriela Santos, aluna da Escola Educativa, foi classificada em 3º.lugar com a redação “Como vai abafar nosso coro a cantar na sua frente?”. Os demais selecionados foram Paula Fernanda Bertacini (4º.lugar), aluna da Escola Estadual Professor Orlando Perez, com a redação intitulada “Por uma sociedade diferente, um jovem mais consciente”; Lucas Janon (5º. Lugar), aluno do Colégio São Carlos, coma redação intitulada “Os incompreendidos”; Larissa Limongi Aguiar (6º.lugar), aluna da Escola Educativa, com a redação intitulada “Incentivo ao futuro do país”; Bruna Camila Gargarella (7º.lugar), aluna do Centro Educacional SESI-Itamarati, com a redação “O futuro está em nossa participação!”;Amanda Cristina Palombo (8º.lugar), aluna do Colégio Adventista de São Carlos, com a redação “Juventude agente e consciente”; Diogo Alexandre Carvalho da Silva (9º.lugar), aluno do Colégio Adventista de São Carlos, com a redação “O despertar de uma nova era”; e Giovana Real da Silva, aluna da Escola Estadual Professor Gabriel Felix do Amaral, com a redação:“A força da juventude cidadã”.

  Ao anunciar o resultado do concurso, na presença dos pais dos alunos vencedores, representantes de escolas, membros da comissão julgadora dos trabalhos e o diretor da C&A Computadores, empresa apoiadora do evento,o presidente Lineu Navarro destacou que a iniciativa se insere no conjunto de medidas voltadas a aproximar o Poder Legislativo Municipal da comunidade . Também ressaltou o objetivo de estimular a reflexão dos jovens sobre os conceitos de democracia e participação popular. Nessa direção a Câmara implantou a Ouvidoria Parlamentar, o Projeto Visite a Câmara e o mecanismo de Consulta Pública.

Os trabalhos apresentados pelos alunos que se inscreveram no concurso de redação, segundo Lineu Navarro, demonstraram que os jovens buscaram se informar e compreenderam a proposta do concurso. “Os jovens têm muito a dizer, basta que sejam ouvidos e, mais do que isso, valorizados”, disse Lineu. “A consciência política tem relação com o processo de formação de cada pessoa, porque é também um aprendizado. Como diz a redação vencedora, é a atuação de cada cidadão no presente que resulta na consolidação da consciência política no futuro”.

 

Comments system Cackle

Leia Também

Últimas Notícias