Menu
domingo, 26 de setembro de 2021
Cidade

Biblioteca Euclides da Cunha comemora 2 anos com mais de 3 mil usuários

07 Abr 2011 - 12h10
0 - 0 -

A Biblioteca Municipal Euclides da Cunha, situada na Vila Prado, comemora 2 anos de prédio novo, o que possibilitou a criação de projetos e empréstimos de livros que têm colaborado com a cultura da população são-carlense. "A presença da biblioteca na Vila Prado tem proporcionado aos seus moradores, sejam crianças, jovens e adultos um enorme benefício cultural, não só pelo seu acervo mas também pelas suas constantes atividades culturais. A inclusão digital, através de acesso gratuito à internet também representa um ganho para a população. Hoje a biblioteca Euclides da Cunha já representa um marco cultural na Vila Prado", constata Claudete Sacomano, diretora do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBI) da Prefeitura de São Carlos.

A biblioteca, que teve a inauguração do novo prédio no dia 30 de abril de 2009, iniciou suas comemorações no último sábado (2) com edição especial do Barganha Book que contou com palestra sobre Logosofia - ciência que busca a verdade por meio do conhecimento de si mesmo através de métodos próprios - ministrada por Iso Lima Brasil, especialista no assunto.

A edição contou com a participação de 85 pessoas e foram efetuadas 78 trocas de livros. As atividades especiais em homenagem aos 2 anos da biblioteca se estendem até o final do mês com o projeto de Contação de Histórias, que irá receber o CEMEI Carmelita Rocha Ramalho e a Creche Aracy Pereira Lopes. As contações acontecerão com temas especiais em homenagem aos 2 anos da biblioteca e terá como recurso o uso de fantoches e dramatização prática, já utilizada pela biblioteca com o objetivo de incentivar a leitura desde os primeiros anos de vida da criança. A Contação de História é aberta para todas as escolas desde que haja agendamento prévio.

"Colaborar com o crescimento do cidadão é o papel da biblioteca, e a Biblioteca Municipal Euclides da Cunha tem cumprido com seu papel" destaca Fátima Ciapina, coordenadora da Unidade.

Biblioteca e números
O aumento do número de usuário da biblioteca cresceu em dois anos de maneira significativa. Em 2009, na sua inauguração, a biblioteca contava com 709 inscritos - pessoas que realizam cadastro - atualmente este número é de 3.396 inscritos. O número de empréstimos também é relevante, em 2009 foram 12.261 empréstimos,  em 2010, 27 mil empréstimos; este ano, só no mês de março, considerado pouco movimentado, houve 2.500 empréstimos. A Euclides da Cunha conta atualmente com um acervo de 11.682 livros. A Prefeitura investiu na biblioteca entre 2009 e 2010 um total de R$ 6.601,00 só em assinaturas de revistas, gibis e jornais.

Incentivo à Leitura
Vários foram os projetos desenvolvidos pelo Sistema Integrado de Bibliotecas que aconteceram no espaço da biblioteca Euclides da Cunha.
Ao todo, foram 24 edições do Barganha Book, que em sua última edição teve visita de pessoas da comunidade e de cidades da região, contações de história e o projeto "Romance...aos pedaços..." criado pelas integrantes da biblioteca Euclides da Cunha, que está em sua 35ª edição e é repassado para cerca de 3 mil pessoas que fazem parte do cadastro da biblioteca. A próxima edição terá o escritor Menalton Braff que será tema do "Romance...aos pedaços...", fruto de uma parceria com o Sesc que trará o escritor no espaço seu convivência, dia 13 de abril, a partir das 20 horas com entrada gratuita.

Comments system Cackle

Leia Também

Últimas Notícias