Menu
domingo, 24 de janeiro de 2021
Região

Semana de Estudos Afro Brasileiros em Ibaté

13 Mai 2013 - 14h34

Tem início na próxima segunda, 13, as atividades desenvolvidas pelo CoArtY e Prefeitura Municipal de Ibaté através do Departamento de Educação e Cultura, Centro Cultural e Departamento de Esportes.

Entre as atividades, está a Semana de Estudos Afro Brasileiros, onde a cidade receberá uma série de palestrantes ligados à questão étnico racial tanto na academia, como em movimentos sociais e políticos.

Nesta data comemora-se a abolição da escravatura através da assinatura da Lei Áurea pela Princesa Isabel que foi um marco histórico em vista que nesse momento toda a mentalidade e o modo de produção de uma sociedade, foram transformados.

Toda a sociedade passara de um modo de produção escravista para um modo de produção capitalista e entrava na modernidade progressista com o aparecimento das ferrovias e a proclamação da República. Pode-se dizer que a libertação dos escravos foi o primeiro evento importante e necessário para a formação da sociedade atual.

A lembrança do 13 de maio faz-se necessária, pois após a abolição aumentaram as desigualdades sociais, econômicas e geográficas, além das diversas dificuldades de acesso dos diversos indivíduos em nossa sociedade.

Programação:

13/05 - Segunda Feira – Abertura com Ms. Boaventura de Sainty Nhama (Guiné Bissau/África).
Atividade Cultural com André de Souza  do Grupo Mandinga.
14/05 - Terça Feira - Morfy Bonani  de Araraquara. "Movimento Negro - Ações e formas de     enfrentamento”. Danilo Lima de São Paulo.
“Educafro Cursinho Pré-Vestibular Popular”.
Atividade Cultural com André do Grupo “Mandinga”.
15/05 - Quarta Feira – Prof. Dr. Evaldo Ribeiro : “A luta dos negros por educação e a sua     importância para o 13 de maio: Dia Nacional de Combateao Racismo”.
Atividade Cultural de Samba de Coco com Guga Santos  de Olinda - PE.
16/05 - Quinta Feira -Vanessa David de Taubaté, Emílio Souza Junior de São Paulo e David Narcizo de Ibaté:    
“Teatro Negro, Teatro Afro e o Negro no Teatro – Novos     olhares     sobre o fazer, o indivíduo e a sociedade”.
Lançamento do Livro: Os Filhos da Preta  de Luiz Mozzambani Netto e                  Leitura dramatizada com o ator David Narcizo e a Violinista Roxane de Lima.
Provocador: Historiador e Professor Denis Oliveira.

Os eventos serão realizados gratuitamente no Centro Comunitário, das 18h as 21h.

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias