Menu
segunda, 21 de junho de 2021
Publieditorial

Pfizer começa a testar vacina pneumocócica com dose de reforço contra Covid-19

Enquanto aguardamos os resultados da Pfizer com a nova vacina pneumocócica, você pode se proteger com as disponíveis no mercado

25 Mai 2021 - 10h27Por Previmune Clínica de Vacinas
Pfizer começa a testar vacina pneumocócica com dose de reforço contra Covid-19 - Crédito: divulgação Crédito: divulgação

O laboratório Pfizer anunciou nesta segunda-feira, 24, o início dos testes de uma terceira dose de seu imunizante contra o coronavírus juntamente com uma vacina pneumocócica conjugada 20-valente a (20vPnC).

Esse estudo contará com a participação de 600 adultos com mais de 65 anos e que já receberam as duas doses da vacina contra a covid há pelo menos seis meses.

As vacinas pneumocócicas conjugadas ajudam a proteger contra sorotipos responsáveis pela maioria das doenças pneumocócicas invasivas como pneumonia, meningites e infecção generalizada.

A recomendação até o momento era que as vacinas contra a covid-19 fossem administradas sozinhas e com um intervalo entre outras vacinas, no entanto, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) tem indicado depois de vários estudos que as vacinas contra a covid-19 possam ser administradas simultaneamente com outras vacinas.

No Brasil, há atualmente disponíveis nas clínicas privadas de vacinação, a vacina pneumocócica conjugada 13-valente (Pneumo13) e a pneumocócica 23-valente polissacarídica (Pneumo23). A Pneumo13 atua contra doenças causadas por 13 sorotipos de pneumococos e protege contra cerca de 90% das doenças graves tais como meningite, infecção generalizada, pneumonia e otite média. Já a Pneumo23 contém 23 sorotipos do pneumococo e abrange cerca de 90% dos principais sorotipos causadores das doenças pneumocócicas, protegendo contra pneumonia e doenças respiratórias de repetição. A Pneumo23 é indicada para crianças acima de 2 anos e adultos acima de 50 anos mediante orientação médica.

Na rede pública, encontra-se disponível a vacina pneumocócica conjugada 10-valente (Pneumo10), diminuindo para 10 sorotipos de pneumococos, o que reduz para 70% a proteção contra as doenças pneumocócicas. Para crianças com o esquema vacinal completo com a Pneumo10, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) recomendam a aplicação de um reforço com a Pneumo13, visando ampliar a proteção.

Assim, enquanto aguardamos os resultados desse teste da Pfizer com a nova vacina pneumocócica conjugada 20-valente, proteja-se com as quais temos disponíveis, vacinas salvam vidas!

Importante: As vacinas pneumocócicas (Pneumo 13 e 23) não conferem proteção contra o Coronavírus e suas variantes, mas podem evitar internações hospitalares e complicações em pacientes com Covid-19.

Agende já um horário na Previmune Clínica de Vacinas - Unidade São Carlos - Tel. (16) 3412-3739 e Whats (16) 99108-1790.

Vacinas salvam vidas!

Leia Também

Últimas Notícias