Menu
terça, 11 de maio de 2021
Reconhecimento

Vereador Azuaite manifesta apoio ao jornalismo profissional no Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

Parlamentar assinalou que o Brasil apresenta quadro preocupante de ofensiva à imprensa, ocupando a 111ª colocação no ranking da categoria

03 Mai 2021 - 13h05Por Redação
Azuaite: “Candidatos a presidente da República precisam ter compromisso com a defesa da liberdade de Imprensa” - Crédito: DivulgaçãoAzuaite: “Candidatos a presidente da República precisam ter compromisso com a defesa da liberdade de Imprensa” - Crédito: Divulgação

O vereador Azuaite França (Cidadania) manifestou congratulação com veículos de comunicação de São Carlos e do país e com entidades do jornalismo profissional, pela celebração do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa nesta segunda-feira, 3. Ele protocolou uma moção nesse sentido na Câmara Municipal.

Azuaite lembrou que a data foi estabelecida em 1993 pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), como forma de reafirmar a importância de uma imprensa livre para a construção de uma sociedade forte e democrática.

O parlamentar assinalou que atualmente “o Brasil vem apresentando um quadro extremamente preocupante de ofensiva à Imprensa, ocupando a vexatória 111ª colocação no Ranking Mundial de Liberdade de Imprensa de 2021, segundo relatório divulgado no último dia 20 pela organização não-governamental Repórteres Sem Fronteiras (RSF)”.

Segundo observou, contribuem para que o país tenha sido lançado à zona vermelha do ranking, “os ataques diários do presidente da República e de grupos autoritários a jornalistas e veículos de comunicação, em desacordo com os princípios democráticos e não reconhecendo o jornalismo como uma parte vital da informação como um bem público”.

Afirmou que “é necessário que lancemos um movimento em favor da valorização da Imprensa como forma de fortalecer a democracia e, desde os municípios deste país ecoem vozes em defesa da liberdade dos meios de comunicação”.

“A imprensa livre é crucial durante uma crise de saúde pública como a que estamos enfrentando atualmente, pois o jornalismo profissional apura as informações, guia-se por critérios éticos e métodos de checagem e verificação que têm salvado vidas”, afirmou.

O vereador defende que os candidatos à Presidência da República nas eleições do próximo ano devam assumir compromisso formal de respeito à liberdade de imprensa. “É preciso que se comprometam em preservar a liberdade de imprensa, para que a Democracia e o Estado de Direito prevaleçam e o Brasil não retorne a um passado obscurantista, de arbítrio e autoritarismo”.

A moção aos meios de comunicação, conforme Azuaite, “é uma forma de reiterar o compromisso da Câmara de São Carlos com a defesa intransigente da liberdade de imprensa”. Cópias do documento serão enviadas à Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Associação de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Associação Nacional de Jornais (ANJ), Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner).

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias