sexta, 26 de abril de 2024
Política

Para 53%, Lula deve ser preso e 51% acham que ele não deve disputar eleição, diz Datafolha

01 Fev 2018 - 10h29Por Eduardo Simões/Reuters
Foto: Ricardo Stuckert/PR - Foto: Ricardo Stuckert/PR -

A prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é defendida pela maioria dos brasileiros enquanto a sua inegibilidade divide as opiniões, de acordo com pesquisa do Datafolha divulgada nesta quinta-feira pelo jornal Folha de S.Paulo.

A pesquisa apontou que 53 por cento dos entrevistados defendem a prisão do petista, enquanto 44 por cento acham que ele não deve ser preso. Já 51 por cento entendem que ele deve ser impedido de disputar a eleição, enquanto 47 por cento defendem a sua candidatura.

O ex-presidente lidera as pesquisas de intenção de voto para a eleição presidencial deste ano, de acordo com levantamento divulgado na véspera pelo Datafolha.

Em pesquisa realizada em setembro do ano passado pelo Datafolha, 54 por cento defendiam a prisão de Lula, enquanto 40 por cento eram contra.

Lula teve a condenação por corrupção e lavagem de dinheiro no caso envolvendo um apartamento tríplex no Guarujá, litoral de São Paulo, mantida na semana passada por unanimidade pela 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Também de forma unânime, os três desembargadores que analisaram o recurso da defesa de Lula aumentaram a pena imposta ao petista para 12 anos e 1 mês de prisão.

Pela Lei da Ficha Limpa, com a condenação por um órgão colegiado, caso da 8ª Turma do TRF-4, Lula estaria inelegível. Ele, no entanto, pode lançar mão de recursos que podem lhe garantir disputar a eleição. Com a manutenção da condenação em segunda instância, o petista também pode ser preso após esgotados os recursos ao próprio TRF-4.

Ainda de acordo com o Datafolha, 43 por cento dos entrevistados pelo instituto acreditam que Lula não disputará a eleição, ao passo que 32 por cento apostam que ele disputará com certeza e 21 por cento avaliam que talvez ele participe. Quatro por cento não souberam responder.

O instituto afirmou ainda que 56 por cento acreditam que Lula será preso, contra 66 por cento em setembro, ao passo que 39 por cento não apostam na prisão do petista, ante 28 por cento em setembro.

Além disso, também segundo o Datafolha, 50 por cento consideram justa a condenação de Lula, enquanto 43 por cento avaliam a sentença como injusta e 7 por cento não sabem.

O Datafolha ouviu 2.826 pessoas em 174 municípios entre os dias 29 e 30 de janeiro. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.

Leia Também

Últimas Notícias