sábado, 27 de abril de 2024
Inspeção

Daesp realiza vistoria no aeroporto de São Carlos

05 Jun 2019 - 07h08Por Redação
Daesp realiza vistoria no aeroporto de São Carlos - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

O Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp), órgão que administra ao todo 21 aeroportos, juntamente com técnicos da empresa americana IOS Partners, consultoria internacional contratada pelo Governo do Estado para fazer o estudo que vai definir a modelagem de desestatização dos aeroportos paulistas, realizaram a primeira vistoria no Aeroporto Mário Pereira Lopes.

Os secretários de Planejamento e Gestão, Caco Colenci, de Obras Públicas, Reginaldo Peronti, de Serviços Públicos, Mariel Olmo, o comandante da Guarda Municipal, Michael Yabuki e o Procurador Geral do Município, Valdemar Zanette, receberam o diretor regional do DAESP, Álvaro Cardoso Júnior e o diretor da IOS Partners, Javier Gonzalez, além de técnicos da empresa.

O Governo de São Paulo, por meio do DAESP, deu início à operação de campo para desestatizar todos os aeroportos administrados pelo Departamento. Nesse sentido, executivos e técnicos da IOS Partners, estão realizando os estudos que vão definir a modelagem de desestatização: privatização, concessão ou PPP.

Durante a vistoria, os técnicos da empresa americana realizaram inspeções da estrutura física, sistemas, procedimentos e espaço aéreo. “As equipes do DAESP e da IOS também vão analisar a vocação da cidade, as informações do perfil da população de São Carlos e o potencial econômico e turístico da região. O nosso aeroporto foi o primeiro da rede a receber operações internacionais e faz parte de um processo de valorização do interior”, ressalta Caco Colenci, secretário de Planejamento e Gestão.

No total, o plano de trabalho apresentado pela empresa IOS tem 5 fases com tarefas que vão desde a realização da análise de mercado, de processos legais, projeções de demanda, estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental, além da interface com investidores, apoio no processo licitatório e promoção dos aeroportos. A previsão é que os estudos estejam concluídos em 3 ou 4 meses.

O Pátio de Estacionamento de Aeronaves tem 23 mil metros quadrados, e a Pista do Aeroporto Internacional Mário Pereira Lopes 1.620 metros de comprimento e 45 metros de largura. Em 2018, foram registrados 866 embarques e desembarques e 1.636 pousos e decolagens. No início desse ano passou a receber voos internacionais.

Leia Também

Últimas Notícias