Crédito: divulgação/PMAmbUm condomínio de apartamentos localizado na região do Jardim Ipanema foi multado em R$ 14.500,00 pela Polícia Militar Ambiental devido a constatação por parte dos policiais de uma poda drástica realizada em várias árvores existentes no local.
A autuação ocorreu durante a operação “Dia Mundial da Água” realizada nesta quarta-feira (22), em várias cidades da região.
Os policiais foram até o condomínio após denúncias anônimas.
NOTA DE ESCLAREICMENTO ADMINSITRAÇÃO CONDOMÍNIO
O Condomínio, por meio da Administração, vem a público fazer esclarecimentos sobre a poda de árvore da realizada em uma parte do o condomínio.
Primeiramente é importante esclarecer que a poda foi realizada por uma empresa especializada com mais de 8 anos de existência e mais de 60 condomínios em que presta os serviços de jardinagem na região de São Carlos.
Árvores em ambientes coletivos demandam cuidados maiores para preservação de sua integridade estrutural e estética e, em razão disso, a poda é o mais comum entre os procedimentos de manutenção.
Quando o Condomínio decidiu realizar a poda nas referidas árvores, levou em consideração informações técnicas e científicas tomando cuidado para que nenhum galho fosse removido sem uma razão específica. As razões levadas em consideração, que seriam retiradas de galhos mortos, a melhoria da forma da copa e a redução de riscos.
Ainda, a poda foi motivada visando aumentar a penetração de luz e ar no interior de sua copa e no ambiente logo abaixo dela, aumentando, assim, o tempo de vida da mesma, ou seja, medida corretiva e preventiva. Também a iluminação das janelas para que não venham a embolorar e entrar nos apartamentos, depois de tudo alinhado, as podas deveriam remover galhos enfraquecidos, doentes ou mortos e podem ser realizadas a qualquer época do ano com pouco impacto sobre a árvore.
A árvore podada ganha mais resistência, força e vitalidade, potencializando o uso dos nutrientes retirados do solo.
Infelizmente, pessoas desinformadas interpretam a poda como algo negativo, mas na verdade é muito importante e ocorre até mesmo para ajudar a prevenir pragas e doenças, sem o uso de agrotóxicos e outros insumos agrícolas. Pena que parte da poda foi feita de maneira equivocada e errônea pelos funcionários da empresa contratada. Ao ser cientificada do que estava ocorrendo o ADMINISTRADOR foi até o local e imediatamente suspendeu a supressão e chamou o dono da empresa que ficara responsável pelo acompanhamento.
O Condomínio, nos últimos meses, vem incansavelmente realizando manutenções no que diz respeito à poda de árvores, com intuito de fortalecê-las e prepará-las para o para chuvas que vem ocorrendo, evitando quedas e desastres.
O Condomínio, ao realizar a poda de árvores, obedece quatro técnicas, são elas:
- Limpeza: que é a retirada, da copa da árvore, de galhos e ramos mortos ou morrendo, doentes ou pouco vigorosos, ou que tenham junções fracas.
- Desbaste: que é a retirada seletiva de galhos e ramos para melhorar a estrutura, propiciando a penetração de luz e a circulação de ar na copa da árvore. Um desbaste adequado abre a copa da árvore, reduz o peso de galhos pesados e ajuda a manter o formato natural da árvore.
- Elevação: que removendo os galhos mais baixos de uma árvore para prover espaço para construções, veículos, pedestres e permitir o aproveitamento da vista.
- Redução: que visa a redução do tamanho de uma árvore, frequentemente para evitar conflitos com redes elétricas ou outros serviços públicos. A redução da altura de uma árvore ou do diâmetro de sua copa é mais bem realizada se os ramos líderes forem cortados na altura de galhos secundários que sejam suficientemente grandes para assumir a dominância apical (ou que apresentem pelo menos 1/3 do diâmetro do galho podado). Diferentemente de uma redução drástica da copa, a redução ajuda a manter o formato e a integridade estrutural da árvore (o que no caso ocorreu).
Por fim a poda feita irresponsavelmente pela empresa contratada está de longe do acordado entre as partes jurídicas, sendo assim no dia 14/04 em audiência marcada na Polícia Ambiental será entregue o nome da empresa responsável para que arque com as despesas e sanções jurídicas a que se faz necessário.
O Administrador do Condomínio, Nilton Fernando Campanini, agradece imensamente a todos os condôminos que vem apoiando e que sabem que em nenhum momento compactuou com o ocorrido.
O condomínio não terá nenhuma sanção ou prejuízo quanto a multa, pois a mesma será de responsabilidade da empresa contratada, para o condomínio vida que segue normalmente sem prejuízos, e segundo Biólogo e Agrônomo consultados, as árvores não morrerão e brotarão em breve fazendo nossa alegria e trazendo mais sombra de que precisamos.
Atenciosamente;
Nilton Fernando Campanini




