quinta, 25 de abril de 2024
No primeiro trimestre

Ipem-SP verifica 1.094 bafômetros destinados aos órgãos de trânsito, fabricantes e importadores

Ensaios em laboratório constatam se o instrumento mantém a reprodução de valores de acordo com as tolerâncias pré-estabelecidas

02 Mai 2022 - 08h06Por Redação
Verificação tem como finalidade aprovar o instrumento após ensaios para poder ser utilizado em fiscalização de trânsito - Crédito: DivulgaçãoVerificação tem como finalidade aprovar o instrumento após ensaios para poder ser utilizado em fiscalização de trânsito - Crédito: Divulgação

Os etilômetros, popularmente conhecidos por bafômetros, utilizados pela fiscalização de trânsito são verificados pelo Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, e órgão delegado do Inmetro, sejam eles recém-fabricados ou equipamentos em utilização. 

No primeiro trimestre deste ano, o Ipem-SP verificou 1.094 etilômetros para diversos instituições entre elas, Polícia Militar, Superintendência da Polícia Rodoviária Federal, Detran, Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER-RS), Departamento de Estradas de Rodagem (DER-SP), Departamento de Trânsito (Detran-SP), Prefeituras, Marinha do Brasil, Capitanias, Concessionárias, Petrobrás, AMBEV, transportadoras, empresas de transporte, fabricantes e importadores de etilômetros.  

A verificação metrológica em etilômetros constata, por meio de ensaios no laboratório do Ipem-SP, se o instrumento mantém a reprodução de valores de acordo com as tolerâncias pré-estabelecidas em regulamentos do Inmetro. 

Os ensaios consistem em injetar nos etilômetros três diferentes concentrações de misturas gasosas de etanol em nitrogênio, além de injeção de ar sintético para verificação do ponto zero. 

A verificação anual tem como finalidade aprovar o instrumento após os ensaios laboratoriais para poder ser utilizado em fiscalização de trânsito.  

Em 2021, foram verificados 5.149 etilômetros, sendo 3.834 na verificação periódica e 1.112 na verificação inicial.

Em 2020, foram verificados 4.431 etilômetros, sendo 3.756 na verificação periódica e 675 na verificação inicial.

RESPONSABILIDADE DOS ÓRGÃOS FISCALIZADORES 

As Polícias Rodoviária Estadual, Federal, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran), o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), entre outros órgãos que utilizam o etilômetro para fins de fiscalização, devem submeter anualmente seus equipamentos ao Ipem-SP para garantir que os aparelhos estejam medindo corretamente. O Laboratório de Etilômetros do Ipem-SP também realiza verificação de etilômetros para outros Estados da Federação.

É de responsabilidade do detentor do instrumento seu encaminhamento ao órgão metrológico para a execução da verificação, uma vez que o etilômetro somente deve ser utilizado com a verificação vigente. 

Para mais informações ou agendamento para a verificação do etilômetros é necessário entrar em contato com a equipe do laboratório.

Serviço

Laboratório de Etilômetros do Departamento de Metrologia Científica e Industrial do Ipem-SP 

Telefone: (11) 3581-2499 

Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. 

Endereço: Rua Muriaé, 154 – Alto do Ipiranga – São Paulo – SP 

Confira a página do setor. Acesse https://www.ipem.sp.gov.br/index.php/servicos/suporte-as-empresas/calibracao-ensaio-e-pericia/laboratorio-de-etilometro

Leia Também

Últimas Notícias