estudante vestibular - Crédito: divulgaçãoA CAIXA inicia, na próxima segunda-feira (22), o pagamento de uma nova parcela do Programa Pé-de-Meia, iniciativa do Governo Federal voltada ao incentivo da permanência de estudantes na escola. Neste calendário de pagamentos, cerca de 3,1 milhões de estudantes em todo o país serão contemplados com o benefício.
Os valores serão creditados em conta Poupança CAIXA Tem, aberta automaticamente pela CAIXA em nome dos estudantes beneficiários. Os pagamentos ocorrerão de forma escalonada, de acordo com o mês de nascimento de cada aluno, conforme calendário oficial divulgado pelo Governo Federal.
Como utilizar o incentivo
Os estudantes podem movimentar os recursos de forma prática e segura por meio do aplicativo CAIXA Tem, disponível gratuitamente para celulares. Pelo app, é possível realizar transferências, pagamentos e outras movimentações financeiras.
Para facilitar ainda mais o acesso ao benefício, o estudante também pode solicitar gratuitamente o cartão Pé-de-Meia diretamente no aplicativo, permitindo o uso dos valores em compras e pagamentos no comércio.
Quem preferir poderá ainda sacar o dinheiro nas casas lotéricas e nos terminais de autoatendimento da CAIXA, mesmo sem o cartão físico, utilizando a biometria previamente cadastrada.
Consulta de informações
As informações escolares, as regras do Programa e o status dos pagamentos — como parcelas aprovadas ou rejeitadas — podem ser consultadas na plataforma Consulta Pé-de-Meia, disponível no site do Ministério da Educação (MEC).
Já os dados referentes ao pagamento do benefício podem ser acompanhados diretamente pelos aplicativos CAIXA Tem ou Benefícios Sociais. Mais detalhes sobre o Programa Pé-de-Meia também estão disponíveis no site oficial da CAIXA.
O Programa Pé-de-Meia tem como objetivo estimular a permanência e a conclusão dos estudos, contribuindo para a redução da evasão escolar e o fortalecimento da educação pública no país.





