Basílio pretende fazer com que São Carlos seja referência no vôlei de praia - Crédito: Marcos EscrivaniSão Carlos passa a ter mais uma escolinha de esportes. Agora do vôlei de praia, com a criação da Associação de Esportes de Vôlei de Areia. A ideia partiu do professor Basílio Favoretto, 46 anos.
Em entrevista ao São Carlos Agora, ele revelou que, de fato, a associação nasceu em 2020, mas não pode colocar em prática as atividades devido a pandemia da Covid-19.
Mas agora, com os casos da doença diminuindo sensivelmente, ele afirmou que no final deste mês terão inícios as atividades na quadra de areia da Cica, no centro de São Carlos.
Segundo ele, a formação da escolinha nasceu da necessidade de dar oportunidade para jovens de ambos os sexos, de 15 a 17 anos, que gostam de praticar a modalidade. Paralelamente, a médio prazo, a intenção é formar duplas para representar a cidade em competições oficiais.
“A associação nasceu com o propósito de criar novas duplas e proporcionar a renovação de talentos na cidade”, disse Basílio, que já foi jogador de vôlei e hoje compete nesta modalidade esportiva. “Não nego que é uma realização pessoal, mas também tem a proposta de um trabalho social e dar a chance para jovens de São Carlos”, garantiu.
A ENTREVISTA
São Carlos Agora - Quando foi criada a Associação de Esportes de Vôlei de Areia de São Carlos. Que motivo levou a criação?
Basílio Favoretto - Foi criada em 2020. Como sempre joguei com recursos próprios, tentei achar outra alternativa para custear as etapas e principalmente para montar uma escolinha de base, algo que nunca teve em São Carlos! Não somente para formar atletas e sim dar oportunidade a prática do esporte e um melhor convívio social
SCA - Em época de pandemia da Covid-19 atrapalhou o desenvolvimento das atividades?
Basílio - Um pouco, pois seguimos as restrições, mas a equipe procurava fazer as atividades físicas em casa
SCA - A quem é destinada a associação? Qual é a sua finalidade a curto, médio e longo prazo?
Basílio - A todas as pessoas que gostam do vôlei de praia e tenham alguma afinidade qual a prática! Em ambos os naipes e nas categorias que associação atualmente trabalha: Adulto Masculino e Feminino e escolinha de base de 15 a 17 anos em ambos os naipes
SCA - A ideia é a formação de uma escolinha? É para ambos os sexos? Qual a idade dos alunos?
Basílio - Sim, para ambos os sexos. A princípio de 15 a 17 anos é posteriormente irmos expandindo o projeto.
SCA - De fato, quando serão iniciados os treinos? E qual o local das atividades físicas e técnicas? Qual a periodicidade?
Basílio - Os treinamentos iniciarão no final de abril! O local será nas quadras da Cica, no centro da cidade. Ocorrerá uma vez por semana e1h30 por dia.
SCA- A ideia é ter duplas de alto rendimento? Que elas sirvam de espelho para a natural reformulação? Por que?
Basílio – Sim. A ideia é que a escolinha possa formar atletas de alto rendimento para a renovação natural da equipe de competições! Isso se torna muito importante, pois une a experiência e a juventude!
SCA - A médio prazo, os alunos irão representar a AEA em torneios regionais, estaduais e, quiçá, nacionais?
Basílio - Pode surgir bons valores pois tem vários adeptos, mas nunca houve um trabalho de base para esta modalidade
SCA - Essa associação é uma realização pessoal sua ou para o esporte são-carlense? Por que?
Basílio - A associação une os dois aspectos! Algo pessoal, pois sempre quis realizar algo deste nível na cidade de São Carlos, pois como ainda participo de competições sei das dificuldades de ter pessoas para treinar, local de treinamento e principalmente verba para as etapas! É isso também ajuda a cidade de São Carlos, pois tendo estes atletas de base, eles podem defender a cidade nas competições e elevando o nome da cidade!





