
O projeto “Mulheres no Tatame” é uma iniciativa pioneira em São Carlos, que oferece, de forma gratuita, aulas de Defesa Pessoal e Jiu-Jitsu voltadas exclusivamente para o público feminino.
Idealizado pelo professor Miguel, conhecido como Bruxo, faixa-preta e praticante da modalidade há mais de 25 anos, o projeto surgiu da percepção de que as mulheres sempre foram minoria no tatame. Com o aumento dos casos de violência contra mulheres, incluindo feminicídios, estupros e agressões, ele decidiu criar uma turma exclusiva para o público feminino, com o objetivo de capacitar alunas para reagirem e se protegerem em situações de risco.
Além das técnicas de defesa, as aulas também visam melhorar o condicionamento físico, fortalecer a autoestima, estimular a autoconfiança, aliviar o estresse e promover a socialização, reforçando o empoderamento feminino.
Informações sobre as aulas
-
Horário: Noite, às 19h30
-
Local: Escola Cemei Maria Lúcia Aparecida Marrara – Bairro Santa Felícia
-
Idade mínima: 12 anos completos
-
Inscrições: Retirada da ficha na Escola Cemei Maria Lúcia Marrara, das 8h às 17h, com Vanessa Novaes, integrante do projeto
Documentos necessários para inscrição:
-
Ficha preenchida corretamente e de forma legível
-
Foto 3x4 colorida
-
Cópia do RG ou CNH
-
Comprovante de residência atualizado
Mais informações podem ser obtidas pelo Instagram @mulheresnotatameoficial ou pelo WhatsApp (16) 99732-6108.





