(16) 99963-6036
sábado, 13 de dezembro de 2025
Esportes

Mitcho Bianchi se inspira em personalidades da natação para formar uma equipe competitiva

09 Set 2017 - 08h24
Foto: Marcos Escrivani - Foto: Marcos Escrivani -

Formar uma equipe competitiva, trabalhar com metas e buscar, sempre, a perfeição. Assim é a filosofia de trabalho do técnico Mitcho Bianchi, que comanda a equipe LCN/Aquário Fitness, formada por nadadores convencionais e ACDs (atletas com deficiências).

O time tem a parceria da Fundação Educacional São Carlos (Fesc) e da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) e a meta, a cada temporada é buscar colocar São Carlos em evidência no mundo da natação.

O time convencional tem como metas prioritárias a cada temporada, disputar a Copa São Paulo para nadadores vinculados e agora em 2017, o Campeonato Paulista Petiz. Já os ACDs, o Circuito Caixa de Natação Paralímpica, Campeonato Paulista, Jogos Regionais e Abertos do Interior.

Portanto, Mitcho Bianchi quebra a cabeça para montar um cronograma de treinos plausível para os dois times, com metas semanais para serem cumpridas. Diante de tal exigência, o treinador busca em personalidades da natação, um aprimoramento e aprendizado diariamente.

"Me inspiro nos livros de Tudor Bompa, nos treinos das seleções australiana e brasileira e no trabalho de Fernando Vanzela, técnico da Ethiene Medeiros (campeã mundial). Acompanho ainda trabalho de outros profissionais no intuito de aperfeiçoar o meu trabalho, que baseia-se em ciclos, com atividades aeróbicas e anaeróbicas e de velocidade, respeitando as características fisiológicas de cada atleta. No ACD é semelhante, respeitando a deficiência de cada nadador. É um trabalho técnico, com ciclos dependendo a época da temporada", afirmou o treinador.

PAIZÃO? CHATÃO?

Ser paizão ou o técnico exigente e chatão, Mitcho afirmou que vai do momento da temporada. Garantiu ser muito exigente e preza a disciplina. Todavia garantiu que tem o momento paizão.

"Exijo muito de todos os atletas durante os treinos. Mas sei entender o momento individual de cada um. A convivência na piscina faz com que possamos conhecer cada atleta o que ele passa no dia a dia, tanto no aspecto físico, mental e familiar. Procuro sempre estar ao lado, mas ser muito coerente em todas as decisões. Exigir, mas também saber apoiar e incentivar".

MOTIVAÇÃO

Mitcho Bianchi sabe que a maior parte do tempo em uma temporada, são treinos. Então é necessário saber motivar cada um dos seus nadadores para que estejam 100% nas competições. "O atleta para ter bons resultados, necessita treinar bem. Então carrego uma frase do Usain Bolt (campeão mundial e olímpico no atletismo), onde ele diz que a competição é o alívio, onde irá cumprir a prova. Mas a dificuldade está no treino diário, através da exigência, das dores. Entretanto o torcedor não consegue enxergar e vê somente o resultado. Desta forma o dia da competição tem que ser encarado com responsabilidade, pois passou por dores e obstáculos do dia a dia", finalizou.

Foto: Marcos EscrivaniFoto: Marcos EscrivaniFoto: Marcos EscrivaniFoto: Marcos EscrivaniFoto: Marcos EscrivaniFoto: Marcos EscrivaniFoto: Marcos EscrivaniFoto: Marcos EscrivaniFoto: Marcos Escrivani

Leia Também

Últimas Notícias