(16) 99963-6036
sexta, 05 de dezembro de 2025
Esportes

Kaio Jorge vira a chave no Cruzeiro e entra forte na briga pela artilharia

18 Nov 2025 - 08h17Por Olivia Pertilli
Em grande momento vestindo a camisa do Cruzeiro, Kaio Jorge já foi chamado para defender a seleção brasileira. Foto: Flickr/Gustavo Aleixo/Cruzeiro - Em grande momento vestindo a camisa do Cruzeiro, Kaio Jorge já foi chamado para defender a seleção brasileira. Foto: Flickr/Gustavo Aleixo/Cruzeiro -

Sob o comando de Leonardo Jardim, o ‘Zeiro’ vive o seu melhor momento e já mostrou que não está para brincadeiras na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro, grande sonho da torcida. No sistema ofensivo, a estrela de Kaio Jorge Cruzeiro brilha e rende aplausos.

Principal centroavante da Raposa e um dos melhores do futebol nacional, o atleta vai escrevendo o seu nome na história do clube. Recentemente, ele chegou a ser convocado pela seleção brasileira de Carlo Ancelotti, crescendo ainda mais a sua visibilidade.

No time mineiro, o atleta, revelado nas categorias de base do Santos, é colocado como um dos homens de confiança da comissão técnica. Rápido e com grande poder de finalização, ele já foi consultado por equipes do exterior, mas sem sucesso.

  • Adaptação: Vindo da Juventus, da Itália, o atacante sofreu no início com a adaptação no retorno ao Brasil, mas deu a volta por cima.

  • No futebol italiano, vinha tendo poucas chances com a Juventus, marcando presença apenas em 11 no time principal.

  • Na temporada passada, chegou a ser emprestado ao Frosinone, mas também com números modestos. No total, foram 22 participações, com três tentos e uma assistência.

A fase positiva do Cruzeiro

Assim como Kaio Jorge, quem também vive um momento mais que iluminado é o time celeste. Antes desacreditado, a equipe deu a volta por cima e está firme e forte na luta pelo título do Campeonato Brasileiro, grande sonho da torcida.

Promovendo mudanças importantes no elenco nas últimas temporadas, o Cruzeiro parece ter encontrado sua base sólida. Com uma defesa segura, um meio-campo criativo e um ataque cada vez mais avassalador, os mineiros aparecem ainda mais fortes.

Na linha de frente, não dá para negar a alta qualidade de Leonardo Jardim. Chegando ao futebol brasileiro sem tanta badalação, o português, assim como Jorge Jesus, ex-Flamengo, e Abel Ferreira, do Palmeiras, tem demonstrado o seu potencial.

A tabela de artilharia na reta final da Série A


Kaio Jorge no Cruzeiro, em ação no confronto diante do Red Bull Bragantino, pelo Campeonato Brasileiro. Foto: Flickr/Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Atualmente com seus 23 anos, Kaio Jorge deixou de ser uma promessa para ser certeza no cenário nacional. Com tentos importantes e boas atuações, ele aparece nos Palpite de futebol da Tips GG como um dos grandes artilheiros da Série A do Campeonato Brasileiro.

No torneio, ele soma 27 participações, com 2.124 minutos jogados e 15 bolas nas redes adversárias. Além da fase goleadora, ele também é um grande garçom, tendo já realizado sete assistências com a camisa cruzeirense.

Na Copa Sul-Americana, torneio em que o Cruzeiro acabou não indo tão bem, ele participou de três partidas, mas acabou não marcando nenhuma vez. Já na Copa do Brasil, com os mineiros nas semifinais, Kaio Jorge anotou cinco tentos em seis confrontos.

Por fim, no Campeonato Mineiro, ainda vivendo um período de adaptação, Kaio Jorge foi acionado em dois confrontos, mas não foi tão brilhante e acabou não balançando as redes adversárias.

Onde Kaio Jorge se posiciona na disputa

Na sua ainda começo de carreira, Kaio Jorge foi revelado nas categorias de base do Santos em 2013, quando foi integrado ao elenco sub-11. Como principais características, ele conta com uma força no arranque e uma pontaria mais que certeira.

Com seus 1,82 cm de altura, Kaio também se destaca quando é acionado na bola aérea. Ou seja, podemos dizer que ele é um atacante completo e raro de se encontrar no atual momento do futebol nacional e exterior.

Com todas essas qualidades e uma confiança cada vez mais alta, não há dúvidas de que Kaio Jorge é um dos grandes atacantes do Brasil e conta com um valor de mercado ‘salgado’ em uma eventual saída.

Comparativo de Performance (Série A 2024 vs. Série A 2025)

Chegando ao Cruzeiro em 2024, Kaio Jorge, artilheiro Série A, viveu um período difícil de adaptação, para depois se firmar de vez entre os mais importantes. Quem falar que a operação foi tão simples está mentindo, pois foi um período bastante complicado para o centroavante.

Passada toda essa turbulência, o seu futebol prosperou, rendeu frutos e, consequentemente, ainda mais gols. Dito isso, 2025 é o grande ano do jovem artilheiro brasileiro.

  • Gols: Em 2024 foram sete em toda a temporada e agora são 20 tentos em 38 jogos.

  • Assistências: Na temporada passada, ele somou apenas duas e atualmente já foram sete passes.

Quem são os rivais de Kaio Jorge na luta por um lugar na seleção?

Apesar da boa fase, Kaio Jorge não é o único que também está vivendo um momento iluminado e atraindo os olhares de todos os amantes de futebol. Atualmente, há bons centroavantes que seguem com médias diferenciadas.

  • Pedro: Antes com pouco espaço no Flamengo de Filipe Luís, o atacante vem dando a volta por cima e já aparece como um dos grandes centroavantes do Campeonato Brasileiro. Mesmo com alta estatura, o atleta é rápido e com um faro de gol cada vez mais apurado.

  • Vitor Roque: Retornando ao futebol brasileiro após não brilhar na Europa com as camisas de Barcelona e Betis, ambos da Espanha, o ‘Tigrinho’ também vive um momento certeiro com o Palmeiras. Com gols e uma parceria sólida com Flaco López, ele vira mais um concorrente direto.

  • Rayan: Grande aposta de Fernando Diniz no Vasco, o atacante já é uma certeza e vira alvo de grandes times europeus, que podem realizar ofertas atrativas nos próximos meses. Alto e com explosão, o centroavante é um atleta considerado raro e é observado de perto pela seleção.

  • João Pedro: Uma das grandes contratações do Chelsea, da Inglaterra, e um dos mais importantes para a conquista do Mundial de Clubes, o atacante é um dos mais celebrados. Com estilo semelhante, ele une velocidade, explosão e faro de gol, aparecendo como um dos principais atacantes nacionais.

  • Matheus Cunha: Contratação badalada do Manchester United, da Inglaterra, Cunha é mais um forte concorrente de Kaio Jorge no comando ofensivo. Podendo atuar em vários setores do ataque e até no meio-campo, ele é colocado como um nome polivalente.

Confronto direto e a tabela de classificação

No Campeonato Brasileiro, Kaio Jorge, dominando a escalação do Cruzeiro, atualmente divide a artilharia com o também craque Giorgian de Arrascaeta, grande nome do Flamengo de Filipe Luís. Atualmente, ambos somam 15 tentos e seguem fortes na disputa. As estatísticas de Kaio Jorge impressionam.

Com 14 gols esperados, outro também que aparece bem no quesito gol é Vegetti, do Vasco. Recentemente, ele viveu até uma fase negativa, mas os dois gols diante do Red Bull Bragantino, pelo Campeonato Brasileiro, animaram o medalhão do time carioca, que busca o seu espaço entre os onze iniciais da comissão técnica de Fernando Diniz. Atualmente, ele já comemorou 14 vezes.

Para fechar a fama de artilheiros, Pedro, que viveu um período machucado, prejudicando bastante o seu desempenho dentro das quatro linhas, soma 12 tentos. Atualmente, ele é titular absoluto do Fla.

O que esperar até o final da temporada?

Se o Cruzeiro conseguir manter essa constância e brigar ponto a ponto pela disputa da taça do Brasileirão Série A 2025, a tendência é que Kaio Jorge marque ainda mais gols. Claro que a fase do atacante é a melhor, isso é inegável, mas ele segue sendo temido pelos adversários. Os jogos de Kaio Jorge seguem analisados de perto por olheiros do exterior.

No atual cenário nacional, os principais concorrentes da Raposa pela taça são Flamengo e Palmeiras. Sob o comando de Leonardo Jardim, o Cruzeiro é um time que gosta de ter a posse de bola, com transições rápidas, facilitando bastante o estilo de jogo de Kaio Jorge.

  • Artilharia: Não deixando a peteca cair, Kaio, que também é um dos grandes dribladores, tem a missão de elevar os seus tentos no Brasileirão, que atualmente são 15.

  • Participação total: Com 15 gols e sete assistências, o atacante já participou de 22 gols decisivos do Zeiro no Brasileirão, arrancando cada vez mais elogios por parte da torcida.

  • Boa finalização: Liderança o quesito chutes a gol, com 22, Kaio Jorge já deixou claro que a sua pontaria é certeira e dificilmente deixará essa artilharia passar despercebida.

Artilharia é consequência, não fim

A qualidade de um grande goleador não está somente nos seus variados tentos, como também na forma que ele se entrega ao time. Para um treinador, parece loucura dizer isso, mas somente gols não basta e tem sido com jogadores de Cruzeiro Esporte Clube.

Atualmente, os técnicos esperam uma atenção maior na marcação, descidas, subidas e na entrega ao time. Quantas vezes vimos centroavantes bons, mas pesados e acabam sendo descartados, mesmo diante do alto aproveitamento.

Em 2026, está chegando mais uma grande disputa de Copa do Mundo e até lá muita coisa pode mudar. É pedido um esforço maior, um comprometimento nunca visto e, claro, o faro de gols. Para um bom centroavante, caso não alcance isso, dificilmente ele conseguirá sucesso no futebol moderno.

 

Leia Também

Últimas Notícias