sexta, 26 de abril de 2024
Colunistas

SAIBA MAIS: Valores de vida

27 Fev 2018 - 04h52Por (*) Ju Ferraz
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

Você sabe quais são seus valores? Qual a importância deles em sua vida?

Nossos valores de vida, são todas aquelas características que faz parte de nossa essência, é como um direcionador em nossa vida. Que, mesmo se saber exatamente que existe, você se importa em manter como parte de sua personalidade e, os valores determinam o seu comportamento em relação a si mesmo, aos outros e ao mundo.

Quando souber definir bem seus valores, saberá qual decisão tomar em determinadas escolhas durante a vida. Você terá confiança em sua própria capacidade, saindo facilmente de uma situação difícil, progredindo no que você considera realmente importante.

Todos nós possuímos valores, o quanto antes ficamos sabendo quais são eles, mais rápido conseguimos direcionar nossas vidas mais fácil e positivamente.

Quando tiver que tomar decisões e ficar com sensação de desconfiança, é como se fosse um alerta natural, é como se aquilo estivesse lhe agredindo e provavelmente está indo contra os seus valores.

Quais são os seus valores?

O que direciona sua vida?

O que você não abre mão de jeito algum?

Eles são construídos ao longo das experiências de vida e também de acordo com suas escolhas. Valores podem ser construídos, mudados e aprendidos, por isso é importante saber se estamos investindo naquilo que beneficia nossa felicidade.

Aqui citamos uma breve lista de 20 valores dentre 195, para que você possa refletir: honestidade, humildade, confiança, responsabilidade, respeito por si próprio, respeito pelo próximo, determinação, afetividade, bondade, fé, mente aberta, ser confiável, ser carinhoso, amor, liberdade, propósito de vida, tolerância, ser talentoso, ser realista, ter senso de humor.

A proposta deste artigo é a reflexão. Para cada item pergunte-se: Quais valores são fundamentais e realmente importantes para mim? Quais destes eu considero inspirador? Quais valores me dão poder? Quais destes valores estão presentes em mim? Quais ainda faltam? Eu gostaria que estivesse presente em minha vida? O que preciso mudar?

Seus valores vão sempre direcionar suas escolhas, e toda escolha tem suas consequências, positiva ou negativamente, dependendo do que sua consciência escolher para agir.

Estes são somente alguns exemplos de valores que pode ajudar você a ter uma clareza maior em quais são realmente seus valores, e como escolhê-los de forma mais precisa e objetiva.

A busca pelo autoconhecimento é sempre a melhor opção para uma vida plena e feliz!

(*) A autora é Coach e Palestrante na cidade de São Carlos, graduada em Administração de empresas, no Centro Universitário de Araraquara, pós em gestão de produção pela UFscar, Coaching pela SLAC - Sociedade Latino Americana de Coaching. Contato e sugestões: Facebook: /juferrazcoachpalestrante. Email: juferrazcoach@gmail.com.

Esta coluna é uma peça de opinião e não necessariamente reflete a opinião do São Carlos Agora sobre o assunto.

Leia Também

Últimas Notícias