(16) 99963-6036
terça, 16 de dezembro de 2025
Colunistas

PRÓXIMA VIAGEM: Tambaú, a tradição ceramista sob as bênçãos do Pe. Donizetti

22 Jul 2017 - 06h02Por (*) Eduardo Henrique Ferin da Cunha
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

Tambaú é uma cidade do interior de São Paulo, conhecida nacionalmente pela questão religiosa, devido aos milagres atribuídos ao Padre Donizetti. A cidade oferece diversos atrativos culturais e religiosos, tais como: o Santuário Nossa Senhora Aparecida, a Casa dos Milagres (residência do Padre Donizetti), a Igreja Matriz, entre outros.

A grande surpresa, para mim, entretanto, foi a intensa atividade do polo ceramista que a cidade desenvolve e que já tem um processo histórico envolvido, identificando um potencial de turismo de negócios.

PADRE DONIZETTI: O SÍMBOLO RELIGIOSO DA CIDADE

Donizetti Tavares de Lima nasceu na cidade de Cássia, em Minas Gerais, no dia 03 de janeiro de 1882. Exerceu seu ministério sacerdotal em Campanha-MG, Jaguariúna-SP e Vargem Grande do Sul-SP. Chegou a Tambaú em 12 de junho de 1926 permanecendo até seu falecimento, em 16 de junho de 1961. O religioso fez voto de pobreza desde sua ordenação sacerdotal e a única coisa que dizia possuir eram livros. Sua "fama de Santidade" já em vida, leva até hoje milhares de pessoas ao Santuário Nossa Senhora Aparecida de Tambaú-SP, onde encontram-se seus restos mortais. Na chamada "Casa dos Milagres", nome dado à residência onde viveu, encontram-se inúmeros objetos deixados por pessoas que alcançaram uma graça. Atualmente o padre está em processo de beatificação junto ao Vaticano.

Atualmente a cidade recebe muitas caravanas durante o ano todo. São cerca de 3800 ônibus por ano (média de 30 ônibus por final de semana), que vêm à cidade para assistir a uma missa no Santuário Nossa Senhora Aparecida. Os turistas aproveitam o passeio para visitar os atrativos da cidade e realizar compras na Feira de Artesanato local.

O POLO CERAMISTA DE TAMBAÚ

 

O potencial natural da região de Tambaú, revelado pela variada gama de argilas de reconhecida qualidade encontrada em solo tambauense, tem sua excelência comprovada desde 1905, quando a primeira produção cerâmica iniciou com pioneirismo a principal atividade industrial da região (IPT, 2006; SEADE, 2007). A cidade pode se tornar, inclusive a "Capital Brasileira da Cerâmica Vermelha" no Estado de São Paulo (fonte: www.tambau.sp.gov.br).

A cidade de Tambaú possui inúmeras olarias que produzem desde telhas para a construção civil, como também, cerâmica artística como: vasos ornamentais para plantas e decoração e outros objetos decorativos, como por exemplo produtos para a linha pet shop.

Recentemente, fiz uma visita à fábrica ABC Cerâmica Artística (www.abcceramicaartistica.com.br) e pude verificar todo o processo de produção, feito ainda de forma artesanal. O barro é moldado pelo oleiro manualmente, acionado por um pedal e vai se transformando em uma linda peça artesanal. A seguir segue o processo industrial em forno de alta temperatura, seguido por um processo de secagem e pintura manual, até se transformar um objeto de desejo para decoradores e donas de casa.

Com todo esse cenário, que realmente me surpreendeu positivamente, vejo um grande potencial da cidade trabalhar o turismo de negócios, seja pela via do turismo industrial ou de compras. E tudo sobre as bênçãos do Padre Donizetti!

SOBRE O AUTOR

Foto: DivulgaçãoEduardo Henrique Ferin da Cunha, Mtb nº 0081757/SP, 41 anos, casado com Aline Luz, pai de uma menina de 17 anos, a Gabrielle. Apaixonado por viagens, vinhos, gastronomia e fotografia. Graduado em Marketing pela Universidade Paulista, pós-Graduado em Gestão de Marketing pela Unicep São Carlos; em Educação Profissional e em Gerenciamento de Projetos - Práticas do PMI pelo Senac São Paulo. Possui extensão em Gestão do Terceiro Setor, Desenvolvimento Local, Rede Social pelo Senac São Paulo e The Johns Hopkins University. Tem formação em Turismo Sustentável e Desenvolvimento Local e em Áreas Rurais pelo Centro Internacional de Formação da OIT Turim. Atua como mediador, agente de desenvolvimento local e em projeto de Regionalização de Turismo em 21 cidades do Estado de São Paulo. Experiência em Desenvolvimento Turístico, Marketing, Empreendedorismo, Gestão de Projetos Sociais, Rede Social, Desenvolvimento Local e Responsabilidade Social Empresarial.

Leia Também

Últimas Notícias