quinta, 28 de março de 2024
Artigo Rui Sintra

Os 91 anos de Yvonne Primerano Mascarenhas

12 Ago 2022 - 06h00Por (*) Rui Sintra
Os 91 anos de Yvonne Primerano Mascarenhas -

É sempre um deleite conversar com a Profª Yvonne Primerano Mascarenhas, até porque nos sentimos parte dela; é estranho este sentimento que mistura não só uma profunda admiração pelo seu trabalho em prol da ciência nacional e do desenvolvimento de nossa cidade e região, com a sua figura maternal, onde o olhar atento, mas doce, e a forma como se comunica geram uma empatia imediata. Por isso, não causa estranheza que Yvonne Primerano Mascarenhas seja tão admirada também nas escolas públicas de São Carlos, onde continua a disseminar junto aos jovens alunos a paixão pela ciência e pelo estudo, sempre com a esperança de os levar a abrir portas para o futuro, transformando suas vidas. E essa paixão, esse entusiasmo, estão também bem patentes entre todos os seus colegas, docentes e pesquisadores nacionais e internacionais com quem ainda trabalha, com um destaque especial para os que desenvolvem suas atividades científicas na UFSCar, USP de São Carlos e EMBRAPA.

No dia 21 de julho último “A Senhora dos Cristais” -como assim é conhecida no meio acvadêmico -   completou a bonita idade de noventa e um anos, sessenta e dois dos quais ao serviço da ciência, tendo sido a primeira mulher a ocupar uma cadeira no Departamento de Física da Escola de Engenharia de São Carlos, em 1956. Viúva do consagrado cientista Sérgio Mascarenhas (Rio de Janeiro-1928/Ribeirão Preto-2021), Yvonne Mascarenhas é, de fato, um dos símbolos máximos da cidade de São Carlos “Capital do Conhecimento” e “Capital Nacional da Tecnologia” e a ela devemos muito em termos científicos e educacionais, motivos pelos quais ocorrerá uma cerimônia de homenagem promovida pelo Instituto de Física de São Carlos (USP) no próximo dia 16 de setembro, a partir das 15h00. Yvonne Primerano Mascarenhas, detentora de inúmeros prêmios e distinções nacionais e internacionais, é de fato um dos símbolos maiores de São Carlos, uma cidade que tem muito a lhe agradecer uma vez que a educação e ciência são dois dos mais importantes pilares estruturantes de sua sociedade, espelhando essa magnitude para todo o País. Pasrabéns, Profª Yvonne.

Parabéns, Profª Yvonne...

O autor é jornalista profissional / correspondente para a Europa pela GNS Press Association  / EUCJ - European Chamber of Journalists / European News Agency) - MTB 66181/SP.

Esta coluna é uma peça de opinião e não necessariamente reflete a opinião do São Carlos Agora sobre o assunto

Leia Também

Últimas Notícias