sexta, 29 de março de 2024
S.Carlos no mundo da ciência e da tecnologia

Mulheres na Ciência : Professora Dra Yvonne Primerano Mascarenhas

07 Mar 2021 - 09h16Por Kleber Jorge Savio Chicrala
Professora Dra Yvonne Primerano Mascarenhas - Crédito: DivulgaçãoProfessora Dra Yvonne Primerano Mascarenhas - Crédito: Divulgação
Yvonne Primerano Mascarenhas nasceu em Pederneiras, interior de São Paulo em 1931. Após mudar-se para o Rio de Janeiro com a família, formou-se Bacharel em Química em 1954 pela Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil. Em 1956 mudou-se para São Carlos–SP e, junto com seu esposo, Sergio Mascarenhas, abraçou o desafio de tornar a cidade um centro de referência internacional em pesquisa de Materiais. Como a primeira mulher a ocupar uma cadeira na Escola de Engenharia da Universidade de São Paulo em São Carlos, viria a desempenhar um papel fundamental na atração de outros pesquisadores brasileiros e estrangeiros de altíssimo nível para a cidade, tendo também atuado como pivô na fundação do então Instituto de Física e Química de São Carlos (IFQSC). Em 1959, recebeu uma bolsa de estudos Fullbright e passou dois anos trabalhando no laboratório de G. A. Jeffrey e B. Craven, na Universidade de Pittsburgh, EUA. Era o início de sua paixão pela Cristalografia e um importante passo para a introdução e consolidação dessa área de pesquisa no Brasil, facilitada por sua habilidade impressionante em atrair colaboradores e visitantes internacionais renomados ou em ascensão, tendo alguns deles inclusive se fixado em outros centros brasileiros como IPEN, UNICAMP, LNLS e USP. Ao longo de sua trajetória, trabalhou em instituições de prestígio como Harvard, Princeton e BirkbeckCollege e participou do grupo responsável pelo desenvolvimento do banco de dados cristalográficos de Cambridge (CCDC). Além de fundadora e primeira presidente da Associação Brasileira de Cristalografia (ABCr), onde também atuou em outras funções, é notável sua participação administrativa nas instituições derivadas da EESC, como o IFQSC e, posteriormente, os institutos independentes de Química (IQSC) e de Física (IFSC).
 
Em sua produtiva e continuada carreira, a Prof. Yvonne supervisionou cerca de 40 estudantes de mestrado e doutorado, publicou aproximadamente 200 artigos indexados e produziu numerosas contribuições em conferências e simpósios. Seu grupo de pesquisa se tornou um dos centros mais importantes em Cristalografia Química e Biologia Estrutural da América do Sul. Entre seus feitos, destaca-se a colaboração que resultou na determinação da estrutura cristalina da oxitocina (Science, 1986) e de toxinas de veneno de cobras (Eur. Biophys. J., 1992). Além da pesquisa, é notável e incessante seu interesse e dedicação pessoal no treinamento de jovens e suas ações para a promoção de meninas e mulheres nas Ciências. Aliás, a Profa. Yvonne, cientista, esposa, mãe de quatro filhos, é, não somente um ícone da Ciência Brasileira, mas um motivo de grande orgulho e exemplo para suas colegas, mulheres, cientistas.
 
Destacando que a ProfaDraYvonne Mascarenhas venceu o Prêmio“Joaquim da Costa Ribeiro”  2021 pelos seus relevantes trabalhos e carreira. 
 
Assista no YouTube o programa de entrevista: Ponto de Vista - Profa. Dra. Yvonne Primerano Mascarenhas com o Jornalista Ms. Kleber Jorge Savio Chicrala - Coordenador de Jornalismo Científico do CEPOF – INCT – IFSC –USP
 
CONVITE ESPECIAL
A Pró-Reitoria de Pesquisa da USP realizará no próximo dia 08 de março (Dia Internacional da Mulher) o evento ”Mulheres na Ciência – Destaques 2020 “, em parceria com o ECar – Escritório de Desenvolvimento de Carreiras – Pró-Reitoria de Graduação - USP, no horário das 17h às 20h e será transmitido pelo Youtube.
 
Fontes: Kleber Chicrala- Coordenação de Jornalismo Científico do CEPOF – INCT – IFSC – USP e  Sociedade Brasileira de Física (SBF) e SBPC -  Jornal da Ciência.  

Leia Também

Últimas Notícias