terça, 16 de abril de 2024
Colunistas

Futebol Arte: Brasileirão terá jogo às 11h! É um bom horário?

05 Mai 2015 - 09h40Por Leonardo Cantarelli/Colunista
0 - 0 -

Na próxima semana finalmente começará o Campeonato Brasileiro de 2015. O torneio mais importante do nosso futebol. Será o primeiro sob o comando de Marco Polo Del Nero na CBF. E o ex-presidente da FPF já colocou 'seu dedo' na competição.

Afirmou que nas primeiras rodadas haverá um jogo aos domingos  às 11h. Del Nero se sustentou no fato que no Campeonato Paulista teve duas partidas neste período e foi um sucesso de público. Acho fraca a argumentação para que isso vire rotina. Lembrando que os cotejos aconteceram no período matutino por conta das manifestações contra o Governo Federal nas ruas paulistanas a tarde. A PM alegou não conseguir fazer segurança de dois eventos ao mesmo tempo.

Após esta notícia, muito se questionou se era uma boa mudança e na realidade qual seria o melhor horário.

Eu particularmente acho esse horário péssimo para jogos de futebol. Se um dia tiver a honra de poder organizar o Campeonato Brasileiro, nos finais de semana terão apenas jogos a tarde.

Não me agrada pela manhã, principalmente domingo, pois para os jogadores é ruim atuar com o sol muito forte, onde mal dava para ver a bola, além de prejudicar a saúde dos atletas. Lembrando também que há alteração na refeição, onde tem que tomar um café da manhã reforçado e diferente. O famoso brunch ( mistura de breakfast com lunch. Do inglês, café da manhã com almoço).

Por mais que o público compareça, como foi no caso de Palmeiras x Ponte Preta, acho chato fazer o torcedor acordar muito cedo. Tanto o estudante, como o trabalhador já tem que diariamente acordar, em geral, às 5h, 6h, 7h  e no final de semana que geralmente é a folga, o indivíduo tem também que dormir mais cedo e por o despertador pra fazer aquele barulho irritante que o tira da cama.

Um argumento, que me desculpem quem pensa assim, tosco que escutei foi: 'ah, mas é bom esse horário, pois depois o cidadão tem a tarde toda livre pra aproveitar o dia. Ir a praia, ao cinema e etc.'

'Cumé'?

Me passa a impressão que a pessoa vai à cancha na obrigação. Como se fosse prestar vestibular ou um concurso público. Cinema, praia (adoro ambos) estão lá sempre e a pessoa pode curtir no sábado ou outro dia da semana. Os horários de filmes no cinema são flexíveis.  Futebol é um lazer de final de semana, sim.

O primeiro teste será ente Grêmio e Ponte Preta (pobre Macaca, já jogou nessa situação com Corinthians e Palmeiras), dia 10 de maio, na Arena. O presidente do Imortal, Romildo Bozan Jr., afirmou que a vantagem desta alteração é que o adepto que mora fora de Porto Alegre , no interior do Estado, vai poder almoçar na estrada com calma e chegar cedo em casa. Ok, mas volta no tópico que eu citei, que horas da madrugada o cidadão vai ter que despertar?  

Um argumento a favor que me falaram e eu gostei, foi a questão da segurança, pois nesse quesito é melhor o tal horário citado aqui do que sábado às 21h. Sim, este último também é um horário que não me agrada, talvez seja menos pior que pela manhã, mas no quesito segurança, é válido a citação, pois o jogo acaba as 23h.

Enfim, é difícil achar um horário bom e que agrade a todos. Como diz o ditado: 'o importante é agradar a maioria '.

Mas na minha opinião, o melhor, de uma forma geral, são pelejas a tarde. Duelos entre 17h e 19h30. Não é cedo e também não é muito tarde.

Durante a semana, jogos às quartas e quintas-feiras, às 20h. O mais tardar 20h30.

No entanto, sei que não está em discussão só a opinião do público e de jogadores. Também tem o interesse de quem transmite os jogos e de cartolas.

Termino a postagem resgatando a opinião do técnico Tite quando soube que teria que atuar contra a Ponte Preta às 11h da manhã pelo Campeonato Paulista.

" Não dá. Todo mundo que já jogou uma peladinha pela manhã sabe que é ruim. Tu não alimenta direito, nível de concentração mais baixo, tem que mudar teus hábitos. Não dá."

O texto acima é de responsabilidade do colunista e não necessariamente expressa a opinião do portal São Carlos Agora.                                                   

http://media.saocarlosagora.com.br/uploads/top_cantarelli.jpg

Leia Também

Últimas Notícias