quinta, 18 de abril de 2024
Em São Carlos

Mostra da ênfase a educação popular em saúde

Evento reunirá práticas populares e educativas, celebrando o encerramento da segunda turma do município do curso de Educação Popular e Saúde

29 Jun 2018 - 06h56Por Redação
Mostra da ênfase a educação popular em saúde - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Será realizado nesta sexta-feira, das 9h às 15h, a segunda Mostra de Educação Popular em Saúde. O evento acontece na praça dos Voluntários, região do Mercado Municipal.

Durante o encontro, está prevista a realização de oficinas e vivências da capoeira, tai chi, olhos de Deus, Mandalas de Luz, Abayomis, Cenopoesia, Contação de histórias, além da produção de xaropes com plantas medicinais e espaços de debates sobre alimentação saudável. Haverá ainda um espaço para as crianças com pintura facial, atividades lúdicas, além de muita cultura popular. Não deixe de participar!

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO

O curso é uma iniciativa do Ministério da Saúde, que também financia a ação. Ele é promovido pela Fundação Oswaldo Cruz e pela Escola Politécnica Joaquim Venâncio, do Rio de Janeiro, nos Estados da Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Maranhão e São Paulo, com 2.900 vagas no total. No Estado de São Paulo, apenas em São Carlos houve turmas, dado o histórico de atuação em educação popular e saúde da UFSCar, com mais de 15 anos em ações locais e nacionais.

O curso é dividido por eixos temáticos, tem carga horária de 160 horas e oferece 35 vagas. Entre elas, 70% são destinadas para agentes comunitários de saúde, agentes de endemia e agentes indígenas de saúde, e 30% são voltadas para outros profissionais da atenção básica, lideranças comunitárias e integrantes dos movimentos sociais. As atividades presenciais são participativas, promovendo a reflexão, construção compartilhada de conhecimento, diálogo, valorização da cultura popular etc. "O curso integra a estratégia da educação popular no âmbito da política nacional, e tem como objetivo contribuir com a implantação da PNEPS-SUS, promovendo a qualificação da prática educativa de profissionais e lideranças comunitárias que atuam em territórios com cobertura da atenção básica do SUS", diz Waldenez de Oliveira.

Ela também destaca a importância do curso para a área da Saúde das instituições formadoras da cidade e região, como a UFSCar, já que o aperfeiçoamento tem recebido alunos e profissionais que apontam a complementaridade do curso às suas formações. Além disso, no âmbito da política pública na área da Saúde, Oliveira cita a formação de um grupo, com ex-alunos da primeira turma do curso, que tem permitido ações de formação, especialmente junto a profissionais de saúde da rede, bem como ações de elaboração da política pública voltada à implantação da PNEPS-SUS e da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em São Carlos. "Vejo que a UFSCar, com atividades de extensão no campo da Educação Popular e Saúde há mais de 15 anos, vem trazendo frutos em diversas direções", conclui a docente. Mais informações sobre o curso de aperfeiçoamento estão em www.edpopsus.epsjv.fiocruz.br.

MOSTRA EM EDUCAÇÃO POPULAR E SAÚDE

O evento é o encerramento das atividades da segunda turma do curso e terá uma programação especial, aberta a toda a comunidade. As atividades acontecem na Praça dos Voluntários, no Centro de São Carlos, próximo ao Mercado Municipal, das 9 horas às 15h30. Serão realizadas oficinas, rodas de conversa, capoeira, além de várias intervenções lúdicas e sobre arte-terapia, plantas medicinais e cuidados. O Consultório de Rua oferecerá esclarecimentos sobre saúde para a população e haverá apresentação do grupo Rochedo de Ouro (Maracatu do Baque Virado). A programação completa pode ser acessada em https://bit.ly/2MNBSym e outras informações também estão na página do evento no Facebook (https://bit.ly/2MrKpFV).

Leia Também

Últimas Notícias