quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Meninas de 11 e 13 anos devem receber 2ª dose contra o HPV

09 Set 2014 - 19h25
0 - 0 -

As meninas entre 11 e 13 anos que receberam a primeira proteção contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), já devem retornar nas Unidades de Saúde para receber a segunda dose da vacina. Durante a primeira etapa da campanha realizada em março deste ano, 3.991 garotas foram imunizadas na cidade, atingindo a cobertura vacinal estipulada pelo Ministério Saúde (MS), com 87,29% de adesão.

A vacina é utilizada como estratégia de saúde pública em 50 países na prevenção do câncer no colo do útero, sendo recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Cada adolescente deve tomar três doses para completar o ciclo de proteção, sendo que a segunda, seis meses após a primeira e a terceira, cinco anos após a primeira dose.

Para receber a imunização, basta a adolescente comparecer em uma Unidade de Saúde e apresentar a carteira de vacinação ou documento de identificação. As doses também estão disponíveis para as meninas que não receberam a vacina durante a primeira etapa da campanha. 

A partir do ano que vem a vacina contra o HPV passa a ser oferecida para as meninas de 9 a 11 anos. “Nas jovens não expostas aos tipos de HPV de 6, 11, 16 e 18, a vacina é altamente eficaz. A época mais favorável para a vacinação é nesta faixa etária e de preferência antes do início da atividade sexual, ou seja, antes da exposição ao vírus”, afirmou a chefe de divisão da Vigilância Epidemiológica, Márcia Valério Pallone.

 

Sobre o HPV

O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. Estimativas da OMS indicam que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença.

Sobre o câncer de colo do útero, estudos apontam que 270 mil mulheres morrem devido à doença no mundo. Conforme dados do Ministério da Saúde, só neste ano, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 15 mil novos casos.

Leia Também

Últimas Notícias