terça, 28 de maio de 2024
Região

Quadrilha armada explode bancos e caixa eletrônico em Gavião Peixoto

26 Mar 2015 - 11h34Por araraquara.com
Quiosque do Banco do Brasil ficou completamente destruído (Daiane Bombarda/Tribuna Araraquara) - Quiosque do Banco do Brasil ficou completamente destruído (Daiane Bombarda/Tribuna Araraquara) -

Uma quadrilha fortemente armada explodiu caixas eletrônicos de dois bancos durante a madrugada desta quarta-feira (25), em Gavião Peixoto. Pelo menos três agências foram atacadas pelos criminosos.

De acordo com as primeiras informações da Polícia Militar (PM), com o uso de explosivos, cerca de dez bandidos detonaram um quiosque do Banco do Brasil na praça da igreja matriz e levaram todo o dinheiro. 

Em seguida, o alvo dos criminosos foi uma agência do Santander, onde eles detonaram um acesso ao lado da porta giratória com o intuito de chegar ao cofre. Lá, os caixas eletrônicos ficam intactos. Mas eles não conseguiram entrar na agência.  

Os ladrões ainda alvejaram uma agência do banco Bradesco. Os disparos danificaram as vidraças e os dispositivos.Agência do Banco Santander também foi alvo dos criminosos mas, do local, nada foi levado (Daiane Bombarda/Tribuna Araraquara)

Uma guarnição da PM se deparou com os criminosos em fuga. Houve troca de tiros mas, ninguém ficou ferido.

Policiais de patrulhamento de Araraquara, Matão e da Polícia Rodoviária foram colocados em alerta e seguiram no apoio os policiais do município. Porém, os bandidos se dispersaram e fugiram em três veículos, sendo uma VW/Saveiro prata, um VW/Polo e um Honda/Civic pretos pelas rodovias que ligam Gaviã Peixoto às cidades de Araraquara e Matão.

Até o momento, não é possível afirmar o valor levado pela quadrilha.

O lavrador Manuel Corrêa Morão, de 73 anos, acordou com os fortes disparos das armas dos bandidos. "Foi assustador. Logo em seguida veio uma tremenda explosão. Como isso já havia acontecido antes, já tive uma ideia do que estaria acontecendo e fiquei quieto, dentro de casa. Só saí hoje cedo", conta.

O comerciante Leonidio Muller, 56, foi mais ousado. Após as explosões ele, que mora em frente ao quiosque do Banco do Brasil detonado pelos criminosos, foi até a janela e ouviu uma discussão entre os bandidos. "Eles se dividiram em dois grupos, um ficou no Banco do Brasil e o outro seguiu para a esquina de baixo onde fica o Santander. Pelo que ouvi, a discussão seria porque o grupo que estava lá embaixo estaria demorando muito", relata o comerciante.

Pela manhã uma equipe da perícia técnica e comandantes da PM foram até o município. Funcionários da Prefeitura recolheram parte das vidraças que ficaram espalhadas pela praça.

Câmeras de monitoramento da cidade gravaram a ação dos criminosos. Nas imagens, é possível ver o momento em que um dos bandidos entra no quiosque do Banco do Brasil e, com uma barra de ferro, força a boca dos caixas para colocar uma dinamite. Ele sai correndo e, após a explosão,  ele e um outro integrante do grupo voltam para pegar as gavetas com o dinheiro. 

“Na tentativa de fechar a rota de fuga dos marginais, os militares que estavam em patrulhamento pelo munícipio se posicionaram na saída da cidade. Nesse momento, houve confronto e os policiais conseguiram revidar os disparos. Eles não se feriram, mas não podemos confirmar o lado dos bandidos, já que eles conseguiram fugir”, conta o capitão da Polícia Militar Richard Severino de Souza.

Após analisar as imagens, o delegado títular da cidade de Gavião Peixoto, Elton Hugo Negrini, disse que a quadrilha é especializada nesse tipo de crime. “O porte de fortes armamentos indica que o grupo é especializado em furtos a caixas eletrônicos. Provavelmente eles não são da região. Agora, vamos abrir um inquérito policial e iniciar as investigações”, comenta o delegado. 

Ainda de acordo com ele, as informações de populares que presenciaram a ação podem contribuir com o trabalho da Polícia. “Caso alguém tenha visto algo que tenha chamado a atenção e que talvez tenha passado despercebido pelos policiais, peço que nos procure e relate”, completa.

Leia Também

Últimas Notícias