sexta, 26 de abril de 2024
Região

Prefeitura de Ibaté realiza ações do Outubro Rosa no Calçadão da Praça Central

23 Out 2017 - 16h38Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

Com as presenças do vice-prefeito Horácio Sanchez (PSDB) e do deputado federal Lobbe Neto (PSDB-SP), a Prefeitura de Ibaté proporcionou ao público feminino, no sábado, 21, diversas atividades com o objetivo de envolver e conscientizar as mulheres para a Campanha "Outubro Rosa".

Funcionários do Departamento Municipal de Saúde e do Centro de Referência da Saúde da Mulher (CRSM) dedicaram-se para alertar sobre os cuidados e o combate ao câncer de mama. As ações foram realizadas no Calçadão da Praça Central e também no CRSM.

Além das ações e exames proporcionados pelo Departamento de Saúde, crianças e adolescentes também fizeram a doação de cabelos para amenizar a dor do tratamento daquelas pessoas que já foram acometidas com o câncer.

O jovem Nathan ficou três anos sem cortar e esteve na Praça, doando o seu cabelo para fazer o bem a quem já é vítima de câncer e perdeu seu cabelo, por conta do tratamento. Outras pessoas também fizeram a doação.

Em uma tenda montada no local, também foram disponibilizados diversos alimentos para lembrar que a mulher deve ter uma alimentação saudável de combate à obesidade e ao colesterol.

Além do câncer de mama, funcionários da Saúde também alertaram sobre a prevenção ao câncer de colo de útero. "Colocamos um carro à disposição das pacientes, que quiseram realizar a prevenção do câncer de mama e do colo de útero, onde foram encaminhadas ao CRSM, e aqui na Praça elas tiveram à disposição os exames de pressão arterial e testes de glicemia", contou o vice-prefeito Horácio.

Lobbe Neto parabenizou a ação da atual administração municipal de Ibaté e reiterou a importância das mulheres tratarem e prevenir a doença. "Ibaté está de parabéns e dá exemplo na região, ao chamar a atenção das mulheres, neste mês de outubro, com essa grande campanha do 'Outubro Rosa', para que as mulheres possam realizar exames preventivos no intuito de diagnosticar e, até prevenir, o câncer de mama", afirmou.

Segundo levantamento do Departamento de Saúde da cidade, na Praça Central foi realizado 240 exames de aferição de pressão arterial e testes de glicemia. Já no Centro de Referência, 27 mulheres realizaram os exames de Papanicolau.

O prefeito José Luiz Parella (PSDB) ressalta que esses exames continuarão sendo realizados no Centro de Referência da Saúde da Mulher. "Tivemos essa atividade neste sábado, porém, as ações de combate e prevenção ao câncer de mama e de colo de útero, continuam no CRSM. Por isso, aproveito para convidar todas as mulheres para estarem procurando essa unidade de saúde e fazendo os exames, evitando assim, problemas maiores com essa doença", finalizou.

Também participaram das atividades, os vereadores Steigue Faccio e Tonho Pernambuco.

Leia Também

Últimas Notícias