sexta, 26 de abril de 2024
Região

Poste de madeira cai e provoca queda de motociclista em Araraquara

Os motivos do acidente na avenida Manoel de Abreu serão investigados pela CPFL Paulista.

31 Out 2013 - 17h16Por Araraquara.com
Funcionários da CPFL Paulista recolhem poste do meio da avenida. No detalhe, os danos. (Foto: Kris Tavares/Tribuna Impressa). - Funcionários da CPFL Paulista recolhem poste do meio da avenida. No detalhe, os danos. (Foto: Kris Tavares/Tribuna Impressa). -

Lembra-se da velha desculpa de que "o poste entrou na frente", quando alguém colide com um deles? Dessa vez, a alegação foi verdadeira. Na tarde de ontem, um motociclista que seguida pela avenida Manoel de Abreu, sentido Araraquara-Américo, quando um poste de energia elétrica caiu. Sem conseguir desviar, acabou atingido e teve ferimentos leves, sendo encaminhado pelo Samu ao Hospital São Paulo. 

O fotografo André Luiz Padilha, 34, passou pelo local meia hora antes do fato e assustou-se ao saber do acidente. "Eu também estava de moto" diz. "Os postes de madeira estão velhos e não devem mais suportar o peso de tantos cabos. Prova disso é que caiu em um dia que não estava chovendo ou ventando", reclama. "Poderia ter sido comigo." 

Para a Gerência de Serviços de Rede da CPFL Paulista, as causas da queda do poste serão apuradas. Por meio de nota, a empresa reforça que se colocou à disposição das autoridades policiais para colaborar com as investigações que vão esclarecer as circunstâncias do acidente de trânsito. 

Devido à queda do poste, registrou-se interrupção no fornecimento de energia elétrica a 199 clientes da região, das 14h40 às 15h50. A empresa realizou serviços para regularização e substituição da estrutura na noite de ontem e precisou desligar a rede elétrica às 19h às 20h40.

Madeira

A CPFL Paulista explicou que diariamente são realizadas inspeções e manutenções no sistema elétrico, assim, o procedimento é realizado em um período máximo de cinco anos. 
Para a CPFL, o fato de um poste ser de madeira não apresenta risco maior ou menor em relação ao de concreto. 

Conforme a empresa, o poste de madeira tem vida útil média semelhante ao de concreto e proporciona melhor isolação da rede. Outra vantagem é que possui melhor absorção de impacto em casos de acidentes de trânsito, por exemplo.

Cidade registrou ao menos três casos em 2012

Esse não foi um caso isolado. No ano passado, ao menos três postes de madeira caíram em Araraquara. O primeiro foi registrado em janeiro, no Jardim Universal, quando um poste caiu sobre um carro estacionado no quintal de uma casa. No mês seguinte, houve outra queda na rua Imaculada Conceição (rua 13). Em outubro, o mesmo tipo de problema foi registrado no Yolanda Ópice, quando, por pouco, o muro de uma casa do outro lado da rua não foi atingido. 

Na ocasião, o ex-vereador Carlos Nascimento (PT) chegou a pedir o número de postes de madeira e os cuidados dispensados a eles, mas não foi dada sequência ao caso. 

Leia Também

Últimas Notícias