quinta, 25 de abril de 2024
Região

Mais de 2500 cães e gatos são vacinados contra a raiva em Ibaté

02 Out 2017 - 16h17Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) "João Trevizan", na cidade de Ibaté, realiza até o dia 31 de outubro, a Campanha de Vacinação Antirrábica. A ação teve início neste final de semana e vacinou 2511 animais, entre cachorros e gatos, contra a raiva animal.

A Campanha de Vacinação está sendo realizada pela Prefeitura de Ibaté, por meio dos departamentos municipais de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente e de Saúde, bem como, pela Vigilância Epidemiológica.

O prefeito José Luiz Parella (PSDB) agradeceu toda a população consciente que levou seus animais e alerta àqueles que ainda não o fizeram. "Esta é uma campanha de extrema importância. Fiquei muito satisfeito com a grande participação da população neste último final de semana e agradeço os profissionais envolvidos nessa ação. Quem ainda não levou seu cachorro ou gato de estimação para tomar a vacina, ainda há tempo, pois o Centro de Zoonoses vai vacinar até no dia 31 de outubro", lembrou.

De acordo com a veterinária Claudia Roberta Boschilia, responsável pelo CCZ, aqueles que, por algum motivo, não compareceram nos pontos de vacinação, é muito importante que procurem o Centro de Zoonoses, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, e levem os seus animais para serem vacinados. "Esta é uma campanha de extrema importância, pois a contaminação através de um animal com raiva acarreta em sérias consequências e problemas na saúde pública", observou.

A veterinária lembra que não podem ser vacinados animais menores de cinco meses, gestantes, amamentando, doentes e no cio. "A raiva é transmissível por mordidas, arranhões e até lambidas e para a prevenção, além da vacina, o Departamento Municipal da Saúde recomenda que os donos levem seus animais para passear apenas com coleira e guia e evitem o contato com cães e gatos desconhecidos", orientou.

Claudia pede à população que leve seus animais com coleira e guia, devendo ser trazidos por adultos que possam contê-los, caso necessário.

Leia Também

Últimas Notícias