Menu
quarta, 20 de janeiro de 2021
Região

Itirapina: 25 presos não voltaram à cadeia após saidinha de fim de ano

O data máxima para a volta foi na última terça-feira (5).

08 Jan 2021 - 12h42Por Redação São Carlos Agora
Penitenciaria Dr. Antonio de Queiroz Filho em Itirapina - Crédito: divulgaçãoPenitenciaria Dr. Antonio de Queiroz Filho em Itirapina - Crédito: divulgação

No final do ano passado a Justiça autorizou a saída temporária de 33.563 presos para as festas de final de ano. Os detentos deveriam retornar à prisão na última terça-feira (5).

Na região de São Carlos, nas duas penitenciárias de Itirapina a Justiça autorizou a saída de 457 presos. Destes, 25 não retornaram, um índice de 5,4%.

Já na penitenciária de Araraquara, onde 197 reeducandos receberam o benefício, apenas um não voltou para a cadeia. Índice de não retorno de 1,6%¨.

Araraquara também abriga dois centros de ressocialização -- um masculino e outro feminino. Dos 136 que saíram, todos retornaram.

Quando o preso não retorna à Unidade Prisional, é considerado foragido e perde automaticamente o benefício do regime semiaberto, ou seja, quando recapturado, volta ao regime fechado.

A SAP esclarece que saída temporária é um benefício previsto na Lei de Execuções Penais e depende de autorização judicial. Os condenados que cumprem pena em regime semiaberto, de bom comportamento, podem obter autorização para saída temporária do estabelecimento, por prazo não superior a sete dias, em até cinco vezes ao ano.

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias