sábado, 20 de abril de 2024
Região

Igreja Matriz Centenária de Ibaté está passando por obras de restauração

28 Nov 2017 - 18h39
Igreja Matriz Centenária de Ibaté está passando por obras de restauração -

A Prefeitura de Ibaté está realizando diversos serviços para a restauração da Igreja Matriz Centenária. De acordo com o prefeito José Luiz Parella (PSDB), o valor total de investimento é de aproximadamente R$ 400 mil.

Preocupado em resgatar a história da cidade, desde quando assumiu seu primeiro mandato, Zé Parrella tem dispensado uma atenção muito especial, com o templo histórico e religioso da Encanto do Planalto.

"Não há futuro sem o resgate do passado. Se temos o presente é porque alguém lá atrás fez muito pela nossa história. Nessa igreja, muitos ibateenses se casaram, foram batizados e muita gente tem o desejo de se casar ou ser batizado ali, então, decidimos realizar esse restauro, com recursos da própria prefeitura", explicou o prefeito.

Zé Parrella conta que, com muito esforço e economia, está conseguindo realizar essa restauração. Entre os serviços que vem sendo executados, estão o reforço da parte estrutural, a troca do piso e um diferencial que encanta igrejas com esta arquitetura, que são pinturas sacras nas paredes. "Nossa Matriz Centenária, que já chama a atenção pelo seu projeto arquitetônico, com certeza, se transformará em ponto turístico após receber essas artes sacras", contou o chefe do Executivo.

A história

A Igreja Matriz Centenária São João Evangelista foi criada e inaugurada por Dom José de Camargo Barros, bispo de São Paulo, em 19 de abril de 1906. Foi a primeira desmembrada da Paróquia de São Carlos do Pinhal, antes desta tornar-se catedral, como sede Diocesana.

Até então, os fiéis de Ibaté se reuniam na igreja de São João Evangelista, pertencente à Paróquia de São Carlos. O ato episcopal de criação da Paróquia de Ibaté vem assinado por Monsenhor José Marcondes Homem de Melo, que tinha cargos importantes na Cúria Diocesana de São Paulo e que logo veio a ser o primeiro bispo da diocese de São Carlos.

No dia 3 de maio do mesmo ano, Dom José de Camargo Barros nomeou o primeiro Vigário da Paróquia de Ibaté, Padre Roque Scafoglio. No dia 15 de julho do corrente ano, foi inaugurada a pia batismal. No mesmo ano de 1906, Dom José Marcondes, recém ordenado bispo, viajara a Roma com Dom José de Camargo de Barros, de quem era grande amigo, para receber sua ordenação episcopal. No regresso, o navio naufragou e D. José de Camargo Barros morreu.

A Paróquia teve ao longo desses mais de 100 anos, o Mons. Frederico Jurczik foi o pároco que mais tempo administrou a Igreja (38 anos). A ele deve-se a construção, na mesma praça central, do grande templo atual, que substituiu a igreja centenária.

Leia Também

Últimas Notícias